Bola do Euro'2024 vai "decidir" lances de fora-de-jogo e mão antes de golo
Chip no interior do esférico, chamado "Fussballliebe", amor pelo futebol, em alemão, vai auxiliar em algumas decisões da arbitragem.
Corpo do artigo
A fase final do Euro'2024, na Alemanha, vai contar com mais um elemento de tecnologia no auxílio a decisões de arbitragem. E das mais delicadas e polémicas!
A bola da competição, em que Portugal já sabe que vai defrontar Chéquia e Turquia (falta um adversário saído do play-off), terá um microchip que vai ajudar árbitro e VAR a decidir lances de fora-de-jogo e se houve um toque com a mão antes de um golo.
Este microchip vai funcionar em conjunto com imagens 3D dos jogadores e essa representação visual ajudará a determinar, por um lado, em que parte do corpo tocou a bola, no que se refere a determinar se houve mão; por outro, em conjunto com as câmaras que seguem o movimento dos jogadores, permitirá observar o momento exato em que a bola foi tocada em situações de eventual fora-de-jogo.
Segundo o jornal britânico "Times", que avançou esta notícia, a nova tecnologia proporciona decisões ultraprecisas de situações de fora-de-jogo. Utilizada no Mundial do Catar pela FIFA, mas somente para ajudar no fora-de-jogo, será adotada pela UEFA no Euro'2024, numa versão mais completa e dispendiosa mas que continuará ser semiautomática, já que a decisão final caberá ao árbitro principal. Alegadamente, irá acelerar todos os processos de tomada de decisão deste.