Análise ao perfil-tipo dos vencedores do galardão coloca o astro português com maior probabilidade de vencer a edição de 2018.
Corpo do artigo
Um estudo elaborado pela Universidade Europeia coloca Cristiano Ronaldo à frente da concorrência na corrida à Bola de Ouro 2018.
A análise ao perfil-tipo dos vencedores do galardão e à performance dos diversos candidatos distancia o astro português de jogadores como Mo Salah, Griezmann e Lionel Messi, que surgem, por esta ordem, depois do CR7 no ranking resultante do referido estudo. Modric, apontado como um dos favoritos a conquistar o prémio, é o nono da lista.
"Analisando a distinção entre jogadores vencedores e vencidos, o estudo concluiu que o número de golos alcançados e a classificação obtida nas competições europeias são decisivas para a atribuição deste prémio que distingue, anualmente, o melhor jogador de futebol do mundo", pode ler-se nas conclusões da Universidade Europeia, que prossegue:
"Cristiano Ronaldo é o grande vencedor por ter ganho a Liga de Campeões e por ter marcado 15 golos nesta competição. Apesar de ter ganho o The Best 2018, Modric surge somente em 9º lugar, uma vez que marcou apenas 1 golo, e Lionel Messi posiciona-se em 4º", acrescenta, aprofundando com a estatística de Ronaldo e Messi na Bola de Ouro - ambos têm cinco:
"O estudo da Universidade Europeia identificou ainda que 62% dos Bolas de Ouro foram conquistadas por jogadores que venceram as competições europeias de clubes. No caso do Lionel Messi, 60% das Bolas de Ouro foram conquistadas ganhando a Liga dos Campeões, enquanto que no caso do Cristiano Ronaldo foi em 80%", remata a Universidade Europeia.
Ranking resultante do estudo:
1º - Cristiano Ronaldo
2º - Mo Salah
3º - Antoine Griezmann
4º - Lionel Messi
5º - Harry Kane
6º - Kylian Mbappé
7º - Eden Hazard
8º - De Bruyne
9º - Luka Modric
10º - Raphael Varane