Inclusão do criativo do Mónaco na lista dos 23 para a fase final do Europeu é uma das incógnitas a desvendar esta terça-feira por Fernando Santos. Renato Sanches, revelação do campeão nacional, chamado para os dois últimos encontros de preparação, é outra das interrogações
Corpo do artigo
Arranca esta terça-feira, a partir das 20h30, a fase final do Euro"2016 para Portugal, momento em que Fernando Santos começará a anunciar os 23 jogadores que levará a França.
Já se sabe que não poderá contar com Fábio Coentrão nem Danny, dois jogadores que estão no "top 10" dos mais utilizados na qualificação para esta competição (que o atual selecionador iniciou à segunda jornada, após a derrota com a Albânia, vencendo na Dinamarca), mas há outros nomes que constituem grandes pontos de interrogação.
A começar por Bernardo Silva, que vinha integrando as convocatórias e até foi várias vezes utilizado a titular, tanto em partidas oficiais como de preparação. O jogador do Mónaco lesionou-se na coxa direita num treino na passada sexta-feira, tendo feito nesse mesmo dia uma ecografia, antes de viajar para Portugal para ser avaliado pelo departamento médico da FPF.
[destaque:5178416]
A presença do médio de 21 anos está longe de ser, no entanto, a única dúvida relativamente à lista de Fernando Santos, que foi promovendo alguma renovação na Seleção Nacional, mas que quando assumiu o comando técnico, e porque precisava de resultados imediatos, recorreu a um punhado de jogadores experientes.
Fez regressar Danny, Ricardo Carvalho, Quaresma,Tiago e este último, curiosamente, voltou a estar disponível depois de uma longa lesão que o fez perder a maior parte desta temporada. Numa fase final, não há, naturalmente, lugar a experiências e a necessidade de resultados é ainda mais acentuada do que na fase de qualificação.
E isso remete para outra questão, que tem a ver com a opção por jogadores num bom momento de forma, ainda que possam parecer "corpos estranhos" ao conceito de "família" que alguns selecionadores promovem. Aqui entra o nome de Renato Sanches, revelação da época e que até já foi chamado para os particulares com Bulgária e Bélgica.
A Seleção arranca o estágio a 23 de maio, na Cidade do Futebol. Os jogos de preparação são: Noruega (29 de maio, Dragão), Inglaterra (2 de junho, Wembley) e Estónia (8 de junho, Luz). A 9 de junho viaja rumo a França.
[destaque:5177713]
Patrício e Nani, os mais utilizados na qualificação
Dois jogadores disputaram os oito encontros do apuramento para este Euro"2016: Rui Patrício e Nani. O guarda-redes foi, no entanto, o único a somar a totalidade dos minutos (720), enquanto Nani fez 688". Moutinho (560") e Danny (444") estiveram em sete partidas, apesar da diferente utilização. Ronaldo (540") e Ricardo Carvalho surgem depois (456"). Em termos de golos, Cristiano Ronaldo é o líder destacado. Nos seis encontros em que foi utilizado no apuramento, CR7 faturou por cinco vezes, subindo o total de golos para seis se incluirmos os particulares. Na "era Fernando Santos", Nani é o segundo mais concretizador, com três tiros certeiros, seguido de Moutinho, que marcou duas vezes, a segunda delas a carimbar o apuramento, na Sérvia.