
Yamal marcou para o Barcelona
AFP
Renato Veiga foi expulso na equipa da casa
Leia também Lingard comeu polvo vivo na Coreia do Sul: "De início tive medo..."
O Barcelona manteve-se com uma vantagem de quatro pontos na liderança do campeonato espanhol, ao vencer no campo do Villarreal (2-0), numa partida em que Renato Veiga foi expulso na equipa da casa.
Em duelo de 17.ª jornada, a última de 2025, o central internacional português viu o vermelho direto aos 39 minutos devido a uma falta dura sobre Lamine Yamal, numa altura em que os catalães já venciam por 1-0, com um golo do brasileiro Raphinha, aos 12', na marcação de uma grande penalidade.
No terreno do agora quarto classificado da prova (começou a ronda em terceiro), Yamal aumentou a vantagem do Barcelona aos 63 minutos e confirmou o triunfo da sua equipa, que continua assim no topo da LaLiga, quatro pontos à frente do Real Madrid, segundo classificado.
O Atlético Madrid passou agora a terceiro posicionado, a nove do Barcelona, após vencer no campo do Girona, antepenúltimo, por 3-0, com golos de Koke (13 minutos), do inglês Conor Gallagher (38') e do francês Griezmann (90'+2').
Em Elche, o médio português Martim Neto, lançado na primeira parte para o lugar do lesionado Fort, marcou o seu primeiro golo na prova, ao fechar a goleada na receção ao Rayo Vallecano (4-0), nos descontos, aos 90+1 minutos.
Fort tinha marcado o primeiro golo, aos seis minutos, enquanto Rodriguez, aos 67', e Valeras, aos 70', apontaram os outros tentos do Elche, uma das três equipas que ainda não perdeu em casa, juntamente com Barcelona e Atlético Madrid.
O Elche ocupa agora o novo lugar da La Liga, com 22 pontos, enquanto o Rayo, que não vence há sete jogos, é 14.º, com 18, estando apenas três pontos acima da zona de despromoção.
No último jogo do dia, o Betis, sexto, colocou-se à condição a dois pontos do quinto lugar, após receber e golear por 4-0 o Getafe, que segue para já no 10.º lugar.
O avançado Aitor Ruibal, com um bis, foi a grande figura numa partida em que central português Domingos Duarte esteve a tempo inteiro no Getafe.
A última ronda de 2025 fica fechada na segunda-feira no País Basco, com o Athletic, oitavo, a receber o Espanyol, quinto.

