Clube voltou a ser punido por os adeptos exibirem bandeiras independentistas da Catalunha
Corpo do artigo
O Barcelona foi punido pela UEFA por um grupo de adeptos ter exibido em Camp Nou "bandeiras estreladas" - símbolo independentista da Catalunha - no jogo da Champions frente ao Bayer Leverkusen. Os catalães já haviam sofrido idêntico castigo na final da Champions da época passada, disputada em Berlim, com a Juventus.
Desta vez, o Barça, pela voz de Josep María Bartomeu, presidente da Direção, decidiu dizer basta, ameaçando a UEFA com processos judiciais. Para já, vai recorrer da multa para o Comité de Apelo da UEFA e para o TAS, seguindo-se o recurso ao Supremo Tribunal de Justiça da Suíça e, se necessário, ao Tribunal dos Direitos Humanos, de Estrasburgo.
A bandeira em causa tem as cores da Catalunha e uma estrela dentro de um triângulo azul, daí serem conhecidas como as "Estreladas". No entender de Bartomeu, trata-se de um "atentado à liberdade de expressão", pois a bandeira não está proibida, "porque não fomenta a violência, representa muitos barcelonistas e não ofende sequer os que não a partilham".
O presidente do Barça explicou que o clube não recorreu do primeiro castigo porque a própria UEFA pediu diálogo e que a insensibilidade de uma segunda pena levou à mudança de atitude.
Um grupo de adeptos está a preparar um processo particular contra a UEFA.