Os catalães venceram o Atlético de Madrid por 1-0, golo de Messi, e fizeram a festa no Vicente Calderón
Corpo do artigo
O Barcelona conseguiu hoje o primeiro de três objetivos de época, ao sagrar-se campeão de Espanha de futebol, com uma vitória por 1-0 em Madrid, sobre o Atlético, com mais um golo de Lionel Messi.
Na penúltima jornada da Liga, o Real Madrid também cumpriu e ganhou por 4-1 ao Espanhol - com 'hat-trick' de Cristiano Ronaldo - pelo que se manteve a diferença de quatro pontos entre os dois primeiros, inultrapassável na última jornada.
Agora, ao 'Barça' falta, para fechar uma época de sonho, a final da Taça do Rei, dia 30, no seu próprio estádio, contra o Athletic Bilbau, e depois a final da Liga dos Campeões, dia 06 de junho, em Berlim, face à Juventus.
Com os jogos da 37.ª jornada a começarem à mesma hora, até foi o Real Madrid quem se adiantou, com o golo do 'CR7', aos 59 minutos, na Catalunha, o que, caso nada acontecesse no Vicente Calderón, adiava o título por uma semana.
Durou pouco a ilusão 'merengue': aos 65 minutos, Messi voltava a ser decisivo e apontava o único golo da tarde na casa do campeão em título, suficiente para o Barcelona conquistar o seu 23.º título nacional.
Não foi bom o jogo no Vicente Calderón, com muitas faltas e erros dos dois lados e tudo se decidiu com mais um golpe de génio de Messi. O argentino combinou com Pedro e depois concluiu na perfeição com um remate cruzado da esquerda.
No entanto, o 'Barça' é um vencedor justo, já que teve duas grandes penalidades não assinaladas (faltas sobre Messi e Daniel Alves) e enviou uma bola à trave, de livre, pelo 'inevitável' Messi.
Sábado, o Barcelona faz a festa no seu estádio, na receção ao Corunha, equipa que ocupa o primeiro lugar acima da 'linha de água'. Mas, os próximos compromissos, com o Atlético de Bilbau e a Juventus, já estão certamente na cabeça dos pupilos de Luis Enrique.
O Atlético de Madrid, hoje sem Tiago, de fora por castigo, ainda não assegurou o terceiro lugar da prova, já que tem três pontos de avanço sobre o Valência, com quem tem diferença de golos negativa. Só no próximo sábado se saberá quem se segue aos dois primeiros.
O Barcelona chegou aos 93 pontos e o Real Madrid aos 89, o Atlético de Madrid está com 77 pontos. O quarto lugar, do Valência, com 74 pontos, ainda está seriamente ameaçado pelo Sevilha, que chega aos 73.
O Valência, treinado por Nuno Espírito Santo e com André Gomes na equipa, desperdiçou a oportunidade de se chegar mais ao terceiro lugar, ao empatar em casa com o Celta (1-1).
Ao mesmo tempo, vê o Sevilha ficar a um ponto, depois de a equipa da Andaluzia vencer na receção ao Almeria, por 2-1. Diogo Figueiras, na defesa sevilhana, foi o único português em jogo.
Destaque ainda para a vitória por 3-0 do Granada, no campo da Real Sociedad, a tirar a equipa granadina da zona de despromoção.