Polícia faz buscas nos escritórios do Barcelona: os contornos do caso 'Barçagate'
Juíza catalã ordenou investigação ao clube devido a uma denúncia feita por associados blaugranas sobre o caso de eventual contratação de uma empresa de comunicação para denegrir personalidades culé
Corpo do artigo
Um grupo de elementos da Mossos d'Esquadra, polícia da Catalunha, tem feito buscas, desde a manhã desta segunda-feira, nos escritórios do Barcelona, em Camp Nou, para recolher informações sobre o caso 'Barçagate', refere a Imprensa espanhola, por suspeitas de corrupção e outros delitos criminais.
A operação da autoridade catalãs, que ordenou o encerramento das instalações do clube, foram motivadas por uma denúncia de oito associados blaugranas que fora aceite pelo 13.º tribunal de instrução de Barcelona, em junho de 2020, mas só agora teve efeito prático. O processo está em segredo de Justiça até 10 de março.
Entretanto, o jornal desportivo Mundo Deportivo, que acompanha a atualidade dos culé, noticiou que Josep Maria Bartomeu, ex-presidente do Barcelona, foi detido esta segunda-feira na sequência das buscas no âmbito do 'Barçagate'.
Esse caso, despoletado em maio de 2020, causou polémica pois a direção do Barcelona, então presidida por Josep Maria Bartomeu, fora acusada de alegadamente contratar uma empresa (I3 Ventures) para criar perfis falsos nas redes sociais e denegrir publicamente antigas e atuais figuras do clube, como Joan Laporta, Xavi Hernández ou até Messi.
Em julho de 2020, um relatório entregue pela auditora Price Coopers refutara as teorias apontadas a Bartomeu e companhia, de que havia contratado os serviços de monitorização da I3 Ventures por um milhão de euros, valor "seis vezes superior às práticas normais" para evitar a supervisão do órgão que controla o Barcelona.
O documento da empresa de auditoria frisara que "o clube não contratou nenhuma campanha difamatória" e garantira que "não foi detetada nenhuma conduta corrupta nem de benefício económico por estar dentro dos valores de mercado".
Mediante essa "ilibação", o Barcelona prometera até que avançaria com processos judiciais contra quem acusou a agora antiga direção do clube de elaborar um plano para denegrir a imagem de personalidades ligadas ao clube da Catalunha. Porém, a Justiça espanhola poderá ter indícios de que houve irregularidades.
A Mossos d'Esquadra, polícia autónoma da Catalunha, começou a investigação ao 'Barçagate' com o pedido de várias documentações e a apreensão de material informático e ainda não foi dada como concluída.