O central Pepe falha os dois jogos da Liga das Nações e Fernando Santos irá, tudo indica, estrear Rúben Dias e Danilo lado a lado na defesa
Corpo do artigo
Pepe é baixa confirmada para a dupla e decisiva jornada da Liga das Nações que inclui os jogos em Praga, sábado frente à Chéquia, e em Braga, terça-feira diante da Espanha. O central do FC Porto deixou os trabalhos da equipa das Quinas e, de acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, "foi avaliado pela Unidade de Saúde e Performance e dispensado do estágio da Seleção por motivos de ordem física".
Ao contrário do que sucedera perante as indisponibilidades de Raphael Guerreiro (motivos físicos) e Rafa (alegou razões pessoais para deixar de ir à Seleção), desta feita o selecionador nacional optou por não convocar ninguém para substituir Pepe. Ou seja, o grupo de trabalho ficou reduzido a 25 futebolistas, dos quais apenas três são defesas-centrais: Rúben Dias, Danilo e Tiago Djaló.
Rúben Dias vai para o sexto parceiro no eixo
Face à ausência de Pepe e aos convocados, está garantido que Fernando Santos terá de estrear uma dupla inédita de centrais num onze titular. Salvo qualquer enorme surpresa ou baixa de última hora, esta será formada por Rúben Dias e Danilo. Refira-se que o primeiro é o segundo central com mais jogos a titular por Portugal desde que se estreou na Seleção, no dia 28 de maio de 2018. São 35 partidas (num total de 37 internacionalizações), menos uma do que as disputadas de início por Pepe no mesmo período temporal. Os dois formaram, de resto, a dupla de centrais em 22 das 52 partidas disputadas pela Seleção nestes dois anos e quatro meses. Ambos tiveram ainda outros quatro parceiros no eixo, tendo sido José Fonte aquele que mais vezes foi chamado por Fernando Santos.
Além de Rúben Dias e Danilo, titular como central nos últimos seis jogos de Portugal, Tiago Djaló é a outra opção do selecionador para os jogos da Liga das Nações.
O veterano jogador do Lille alinhou dez vezes ao lado de Rúben Dias e seis com Pepe , disputando outras duas partidas ao lado de Danilo. O jogador do Paris Saint-Germain, que durante largos anos foi opção para o meio-campo, tem sido desde o Euro"2020 (realizado no verão de 2021) quase sempre opção como central e foi no centro da defesa que jogou a titular em todos os últimos seis jogos da equipa das Quinas. Os últimos cinco sempre ao lado de Pepe, "aproveitando" a indisponibilidade de Rúben Dias por motivos físicos.
Apesar de ter integrado a convocatória do selecionador para o play-off do Mundial, em março passado, Tiago Djaló ainda não se estreou com a camisola dos AA nacionais e é um dos três jogadores na atual convocatória, a par de josé Sá e Gonçalo Ramos, que anseia pela primeira internacionalização.
Danilo em risco disciplinar
Fernando Santos só tem três centrais no grupo e um deles está em risco de suspensão para o jogo com a Espanha se vir um cartão amarelo na partida de sábado com a Chéquia. O jogador que terá de ter cuidados especiais é Danilo, o qual já tem um amarelo nesta Liga das Nações, recebido na derrota com a Suíça, da última jornada.