Azerbaijão quer saída de Fernando Santos: "Espero que assuma a responsabilidade"
Jahangir Farajullayev, dirigente da Federação de Futebol do Azerbaijão, teceu duras críticas ao trabalho do português, esperando que este apresente a demissão. Fernando Santos já disse que não tenciona fazê-lo
Corpo do artigo
Fernando Santos somou mais uma derrota no comando técnico do Azerbaijão (oito desaires e dois empates e dez jogos) e na Federração de Futebol daquele país esperam a demissão do treinador português. Após o jogo com a Islândia (5-0), Jahangir Farajullayev, secretário-geral da federação azeri, criticou o trabalho do selecionador.
"Não há nada a dizer, mas ao mesmo tempo quero dizer muito. Estes rapazes não merecem tal gestão e resultados. Respeitamos o adversário, mas se jogarmos assim com este adversário e ficarmos na defesa desde os primeiros minutos, então esses são os nossos problemas. O sistema foi escolhido incorretamente. O treinador não fez o seu trabalho de casa. A atitude do treinador em relação ao futebol do Azerbaijão e ao povo é incorreta. Vamos ouvir Fernando Santos na conferência de imprensa após o jogo. Espero que este homem assuma a responsabilidade. Não precisamos de um futebol tão cobarde. Se o treinador não se demitir, tomaremos medidas. Estamos à espera da decisão certa da parte dele", comentou, citado pela Imprensa do Azerbaijão.
Na conferência de imprensa, Fernando Santos recusou esta ideia. "Se estou a pensar demitir-me? Não. Tenho um contrato e tento fazer o meu melhor aqui. Respeito o meu contrato. A AFFA [Associação das Federações de Futebol do Azerbaijão] vai decidir. Por que razão devia demitir-me? Digam-me um treinador que se demita. Se virem que estou a fazer algo de errado que falem comigo e resolvam o problema", afirmou.
O contrato de Fernando Santos é válido até 2027. O despedimento implicaria uma indemnização no valor de cerca de dois milhões de euros.
Azerbaijão goleado na Islândia
O Azerbaijão, treinado pelo português Fernando Santos, foi na sexta-feira goleado em Reiquiavique pela Islândia, por 5-0, no arranque da qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026.
Os azeris ainda resistiram no primeiro tempo, fase em que só houve um golo, apontado por Victor Palsson, aos 45+2 minutos, a passe de Albert Gudmundsson.
Na segunda parte, os visitantes abriram mais o seu jogo e acabaram por sofrer mais quatro golos, o primeiro dos quais aos 47 minutos, por Isak Johannesson, jogador que viria a bisar, aos 56.
Albert Gudmundsson ampliou para 4-0, aos 66 minutos, e a goleada completou-se com o tento de Kristian Hlynsson, aos 73.
O próximo jogo do Azerbaijão é na terça-feira, com a receção à Ucrânia, que perdeu por 2-0 frente à França, que conta os mesmos três pontos da Islândia, que lidera o grupo.