Avançado do Young Boys, com dupla nacionalidade portuguesa e suíça, foi uma das figuras da primeira mão deste play-off. Young Boys venceu em casa o Galatasaray. Grandes resultados para Salzburgo e Sparta de Praga
Corpo do artigo
Esta quarta-feira foi um dia especial para Joel Monteiro, avançado do Young Boys que pela primeira vez marcou dois golos num mesmo jogo a contar para uma prova europeia. Um bis decisivo para a equipa suíça, que graças a ele conseguiu sair vencedora (3-2) da receção ao Galatasaray, a contar para a primeira mão do play-off de apuramento para a Fase de Liga da Champions.
Com ascendência cabo-verdiana e dupla nacionalidade suíça e portuguesa, Joel marcou o primeiro logo aos quatro minutos, num remate em que contou com a “colaboração” do guarda-redes Muslera, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o golo.
O guardião turco também não ficou bem no retrato do segundo tento, ao defender para dentro da baliza mais um remate de Joel. Grande festa fez o primo do ex-sportinguista Gelson Fernandes, ainda sem saber o que se aproximava. Isto porque o Galatasaray ainda conseguiu empatar por Miki Batshuayi, que marcou dois golos no espaço de seis minutos (66’ e 72’), ele que marcou na primeira vez em que tocou na bola. Só que, a terminar, Ugrinic recolocou de penálti o Young Boys na frente, ficando assim a promessa de uma segunda mão de emoções fortes em Istambul.
Quem deu um passo de gigante para o apuramento foram Salzburgo e Sparta de Praga, ambos com vitórias por 2-0 fora de casa. A equipa austríaca foi vencer o Dínamo de Kiev em terreno neutro (Lublin, na Polónia), enquanto os checos deram sequência à magnífica entrada na época ao vencerem com alguma surpresa em Malmoe (Suécia), equipa que tinha eliminado o PAOK na ronda anterior.
O Sparta vestiu o fato-macaco, concedendo o domínio territorial ao Malmoe, mas em contra-ataque conseguiu resolver o duelo, contando também, a seu favor, com os inúmeros falhanços dos avançados contrários. Esta época o Sparta tem estado em grande forma, somando até agora nove vitórias e um empate em dez jogos oficiais jogados.