Portugal tenta na Polónia ficar mais perto do apuramento para os "quartos" da Liga das Nações
Corpo do artigo
Portugal procura este sábado ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na luta, na terceira jornada do Grupo A1.
Após um arranque perfeito, com vitórias caseiras sobre Croácia (2-1) e Escócia (2-1), se regressar da capital polaca com nove pontos na bagagem, numa nova versão de competição em que agora os dois primeiros classificados de cada grupo alcançam a qualificação, só um desastre completo na segunda volta poderá afastar Portugal da próxima fase.
Um triunfo em Varsóvia e um deslize da Croácia em Zagreb com a Escócia é mesmo o cenário desejado pela equipa de Roberto Martínez, que pode assim confirmar o apuramento na terça-feira em Glasgow perante os escoceses.
Já a Polónia vai entrar em campo com três pontos, que foram obtidos com uma vitória ‘dramática’ na Escócia (3-2 com o golo decisivo a surgir aos 90+7 minutos), isto depois de já ter perdido na Croácia (1-0).
Depois de ter sido determinante perante a Croácia e a Escócia, com um golo em cada jogo, Cristiano Ronaldo vai tentar somar o terceiro encontro seguido a marcar e chegar aos 133 pela seleção nacional.
Do lado da Polónia, o grande perigo volta a ser Robert Lewandowski, que, aos 36 anos, está a fazer um notável arranque de temporada no FC Barcelona, com 12 golos em 11 jogos.
Tal como em 2018, as duas seleções encontram-se novamente na fase de grupos da Liga das Nações, com a seleção lusa a registar, na altura, um importante triunfo em Chorzow, por 3-2.
Antes de um particular em Varsóvia, em 2012, que terminou num nulo, a seleção nacional caiu pela primeira, e até agora única vez em solo polaco, em 2006, na qualificação para o Euro2008, também em Chorzow, com um desaire por 2-1.
A mesma cidade polaca serviu de cenário para o primeiro jogo de sempre de Portugal no país, em 1977, no caminho sem sucesso para o Mundial1978 (1-1), seguindo-se um triunfo em 1982, por 1-0, mas em Wroclaw, que ajudou ao apuramento para o Euro1984.
No total, a seleção portuguesa tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota com a Polónia a jogar fora e também um registo positivo em termos globais, com cinco triunfos, cinco empates e três desaire nas 13 vezes que se encontraram.
O Polónia-Portugal vai ser disputado no Estádio Nacional de Varsóvia, às 19h45, e vai ser arbitrado pelo neerlandês Serdar Gozubuyuk.