Declarações de Artur Jorge, treinador do Botafogo, após o empate 2-2 em casa do São Paulo, a fechar a primeira volta do Brasilerão
Corpo do artigo
Botafogo é a primeira equipa a marcar em todos os jogos da primeira volta do Brasileirão na era dos pontos corridos: "É um dado importante para mim. É algo para o qual nós trabalhamos inconscientemente, em busca dessa capacidade ofensiva. Fazer golos em todos os jogos singnifica que a equipa tem uma direção muito bem definida e são marcas que vão acrescentar ao nosso trajeto. Podemos tentar encontrar alguns aspetos que nos levem a essa conclusão, mas há vários. Qualidade individual dos jogadores, trabalho que é feito diariamente, a forma como trabalhamos como equipa, o que procuramos na dinâmica ofensiva... Uma série de dados que temos que valorizar e assentar para que as coisas possam funcionar. E esta dinâmica ofensiva que temos tido, que também estamos bem defensivamente, mas o que se destaca mais é aquilo que é o objetivo do jogo, o golo. Nós temos esse cuidado e essa preocupação de sermos uma equipa que busca o golo. Já disse que jogaríamos sempre para vencer, onde fosse e contra quem fosse. E essa é uma mentalidade que se vai criando, e fazendo com que os jogadores acreditem nisso, que trabalhem para corresponder."
Comparação ao Botafogo da temporada de 2023: "Não tenho que olhar para os anos anteriores. Não fazem parte do meu trajeto. Se quiserem que eu faça um balanço, eu faço um positivíssimo desta campanha do Botafogo até esta data. E naturalmente temos ambições."
Preparados para a segunda volta do campeonato: "Nesta altura, temos que pensar em preparar a equipe para vencermos o Cruzeiro no próximo jogo, porque isto será uma caminhada longa. Jogos extremamente difíceis, competitivos, que nos obrigam uma grande entrega, física e mental, capacidade de superação e desempenho para estar, no dia de hoje, na posição em que estamos [liderança do Brasileirão]. Isso se deve ao trabalho excepcional, de grande qualidade, para conseguirmos estar nesta posição. E se hoje me fazem esta pergunta, se estamos preparados. Estamos preparados para continuar a poder trabalhar e sermos capazes de manter esta dinâmica de trabalho, em cima daquilo que é procurar vencer os jogos que temos pela frente. Não há jogos fáceis, mas vamos lutar pelas posições lá em cima no campeonato."