Argentinos falam na possibilidade de o Mundial'2030 ser disputado por 64 seleções
Presidente da CONMEBOL tem o desejo de organizar uma espécie de "super Mundial" para comemorar o centenário da competição. O Campeonato do Mundo de 2026, recorde-se, já terá 48 seleções
Corpo do artigo
O jornal argentino Olé escreve que está a ser estudada a possibilidade de o Campeonato do Mundo de 2030 ser disputado por 64 seleções, de forma a celebrar o centenário da prova que iniciou no Uruguai, em 1930.
Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, tem esse desejo e já o anunciou em junho, no Congresso anual da FIFA. A UEFA não verá com bons olhos esta proposta.
O modelo deste Mundial com 64 seleções seria composto por 16 grupos com quatro equipas cada, em que os dois primeiros seguiriam para a fase a eliminar.
Um dos grupos seria totalmente disputado na Argentina, outro no Paraguai e outro no Uruguai. Os restantes 13 grupos seriam integralmente disputados em Portugal, Espanha e Marrocos, os países sede do Mundial'2030, já oficializados.
De recordar que o Mundial'2026, que vai decorrer, nos EUA, México e Canadá, já foi aumentado para 48 seleções, um recorde.