Apuramento para o Mundial'2026: Hungria vence Arménia, Noruega goleia Israel
A Hungria sofreu este sábado para vencer a Arménia, por 2-0, beneficiando Portugal no Grupo F de apuramento para o Mundial'2026, enquanto a Noruega continua imparável, tendo goleado Israel por 5-0 na poule I
Corpo do artigo
A horas de receber a Irlanda em Alvalade, Portugal comanda com o pleno de seis pontos, seguido da Hungria com quatro e da Arménia em três, ambos já com três desafios, sendo que os irlandeses têm apenas um.
Vencendo a Irlanda e na terça-feira a Hungria, também em Alvalade, Portugal pode celebrar o nono apuramento, sétimo seguido, caso a Arménia não vença na quarta jornada em Dublin.
Para poderem reforçar as aspirações ao segundo lugar, com direito a disputar um play-off, os magiares estavam obrigados a vencer, acabando por dominar por completo o jogo até ao golo, conseguido aos 56 minutos, com Daniel Lukacs, nas costas da defesa, a ser desmarcado por Bendeguz Bola, ficando na cara do guarda-redes e inaugurando o marcador, no seu primeiro golo pela seleção.
A Arménia mudou de postura, reagiu e ameaçou várias vezes o empate, porém, já no último fôlego, aos 90+4, uma perda de bola defensiva resultou em ataque confuso dos anfitriões concluído Zsombor Gruber, que beneficiou de um mau alívio na área, reforçando a ilusão dos húngaros em voltar a um Mundial, depois do México1986.
Na poule I, a presidente da federação norueguesa de futebol, Lise Klaveness, tinha revelado no início de outubro que estava a trabalhar para que Israel fosse "sancionado" e excluído das competições internacionais, situação não concretizada pela FIFA, com entendimento contrário em relação à Rússia, afastada pela invasão à Ucrânia, e Bielorrússia, por cumplicidade.
Não tendo sido bem-sucedida, declarou que a receita do jogo de hoje, com lotação esgotada e muitas bandeiras da Palestina na bancada, vai ser doada à Médicos Sem Fronteiras, para apoiar ajuda humanitária em Gaza.
No relvado, uma expressiva goleada, mas que começou mal, já que Erling Haaland dispôs, nos primeiros minutos, de um penálti defendido por Daniel Peretz: o árbitro disse que o guarda-redes do Hamburgo não estava na linha e repetiu o castigo, contudo a estrela do Manchester City voltou a não levar a melhor, permitindo nova defesa.
Peretz nada pode fazer quando, aos 18, Anan Khalaili saltou com um contrário, acabando por fazer autogolo, com as costas.
Haaland vingou-se aos 27 minutos ao desmarcar-se, evitar a defesa e atirar para fora do alcance do guarda-redes, fazendo o 2-0 um minuto antes de novo autogolo, agora de Idan Nachmias, impotente contra o alívio, à queima-roupa, do guarda-redes contra o seu corpo.
Aos 63, antecipando-se à defesa, de cabeça, e aos 72 minutos, igualmente de cabeça, ao segundo poste, nas costas do guarda-redes, Haaland consumou um hat-trick, o seu 12.º golo na qualificação.
Com o pleno de 18 pontos em seis jogos, a Noruega, que não vai a um Mundial há 28 anos, segue imparável, secundada pela Itália, com nove pontos em somente quatro desafios, e que hoje visita a Estónia, com magros três pontos: Israel tem nove pontos em seis partidas.
Andorra marcou os seus primeiros golos no Grupo K e com isso garantiu o primeiro ponto, com 2-2 na Letónia, vingando assim a derrota caseira por 1-0 ante o conjunto do Leste, que ficou mais distante do Mundial, já que é quinto e penúltimo, com somente cinco pontos.
A Inglaterra lidera com o pleno de 15 pontos, seguida da Albânia, com oito, que visita hoje a Sérvia, com sete, mas menos um jogo, com apenas quatro disputados.