Médio do Lille foi contactado por Gareth Southgate e está referenciado por Roberto Martínez. Inglaterra ou Portugal?
Corpo do artigo
Angel Gomes tem uma decisão difícil para tomar nos próximos tempos: jogar pela seleção principal de Inglaterra ou pela de Portugal? O médio do Lille tem que escolher uma, o que não é fácil, tendo em conta que se tratam de duas das mais poderosas do planeta. O histórico pessoal pende para o mesmo lado, uma vez que Angel já fez mais de 50 jogos pelas equipas de formação da seleção inglesa, desde os sub-16 aos sub-21, passando por todos os outros escalões. Ao mesmo tempo, foi em Inglaterra que nasceu e cresceu.
Na equipa francesa, liderada por Paulo Fonseca, o filho do antigo campeão do Mundo sub-20, Gil Gomes, soma 11 partidas, nove a titular, nas quais fez duas assistências para golo.
Por outro lado, a favor de Portugal jogam os antecedentes familiares: é que Angel é filho de um histórico das Quinas, mais concretamente um campeão do mundo de sub-20, Gil Gomes, de seu nome. Um herói na famosa equipa que, em 1991, Carlos Queiroz conduziu ao título mundial da categoria. A época que passou no Boavista, em 2020/21, também o ajudou a fortalecer a ligação sentimental a Portugal, depois de uma excelente época a nível pessoal, recheada de elogios.
Gareth Southgate, atual selecionador inglês, já o contactou no sentido de manifestar interesse em eventuais convocatórias. O mesmo aconteceu na seleção de Portugal, com Roberto Martínez a inclui-lo na lista de atletas que fazem parte das suas contas.
Nem Inglaterra, nem Portugal avançaram ainda para uma convocatória, mas essa é uma possibilidade real a ter em conta, até pela boa temporada que Gomes tem realizado no Lille, com 11 jogos efetuados, nove a titular, nos quais obteve duas assistências para golo. Na equipa francesa forma duplo-pivô com Benjamin André e tem dado nas vistas pelo talento no transporte de bola e pela invulgar capacidade de ligar o jogo com o ataque.
17148559
Angel nasceu em Londres em agosto do ano 2000, numa época em que o pai, depois de ter jogado em Portugal no Estrela da Amadora e no Braga, rumou ao futebol inglês, ingressando no Hendon, pequeno clube londrino.
Mais tarde, Gil viajou para norte, terminando a carreira num clube da zona de Manchester. E foi aí que Angel começou a jogar, ingressando aos sete anos na academia do Manchester United. Só aos 19 deixou o clube, depois de uma carreira bem promissora que o levou a ser opção em todos os escalões de formação da seleção inglesa. O Lille foi então o destino, jogando a primeira época por empréstimo no Boavista.
17148411
Em França está na terceira época e tem sido imprescindível para Paulo Fonseca, como antes o fora para Jocelyn Gourvennec. Soma agora 80 jogos no clube gaulês, com seis golos e dez assistências no total. Nas seleções, estará prestes a dar início a uma carreira que se antevê de sucesso.
Resta saber em qual delas. Inglaterra? Ou Portugal?
A influência de José Mourinho
Foi pela mão de José Mourinho, na temporada 2016/17, portanto ainda com 16 anos - completou os 17 em agosto -, que Angel Gomes se estreou na equipa principal do Manchester United e com o pé direito, diga-se. Os red devils venceram o Crystal Palace e Angel entrou aos 88 minutos para o lugar do capitão de equipa Wayne Rooney. Um momento inolvidável para o jovem jogador, com a marca de José Mourinho. Nessa temporada, de resto, o Manchester United venceu a Liga Europa.