Caso ganhe ou empate este sábado contra o Toulouse, no Estádio Vélodrome, o Olympique ultrapassa o anterior melhor registo sem desaires em jogos oficiais, estabelecido em 1998/99
Corpo do artigo
Cumpre-se esta sexta-feira cem dias que André Villas-Boas foi derrotado pela última vez ao comando do Marselha: a desfeita ocorreu a 30 de outubro de 2019, numa deslocação a casa do Mónaco de Leonardo Jardim (3-1, para a Taça da Liga). Desde então foram 15 as partidas disputadas, iniciando-se a série de imbatibilidade (na Liga e em todas as provas) com um triunfo sobre o Lille.
O último título do Marselha aconteceu em 2009/10, mas nem essa equipa, treinada por Didier Deschamps, esteve tantos dias seguidos sem perder. O último Marselha a consegui-lo foi o de 1998/99, há 21 anos, com Rolland Courbis ao leme, servido por jogadores como Blanc, Gallas, Pires, Dugarry ou Ravanelli. Um plantel de luxo que só seria derrotado ao fim de 103 dias. O que significa que o Marselha ultrapassará esse registo não perdendo com o Toulouse, porque o jogo seguinte será apenas no dia 12.
O treinador português está a surpreender à frente do Marselha, que possui números incríveis e ameaça registos com mais de vinte anos
Se nos reportarmos só a desafios na Ligue 1, a equipa de AVB está invicta há 12 jornadas, tendo a última desfeita ocorrido há 103 dias. Conforme se pode observar no quadro em anexo, este é também um dos melhores registos da história recente e está a três partidas da marca obtida em 2009/10.
Curiosidade a assinalar é também a da vantagem sobre o Lyon, que é quarto, a 13 pontos do Marselha: há nada menos do que 20 anos que o emblema do sudeste mediterrânico não tinha vantagem tão larga sobre os lioneses. O Olympique também ainda não sofreu golos em 2020, um caso único nas principais ligas europeias, e conta com 43 pontos, mais um que no ano do último título na mesma 23.ª jornada.