"Adeptos estão desesperados para ganhar, mas também para ficarem inspirados em Old Trafford"

Rúben Amorim
AFP
Declarações de Rúben Amorim, treinador do Manchester United, na conferência de imprensa que se seguiu ao empate caseiro por 4-4 frente ao Bournemouth, na segunda-feira, para a 16.ª jornada da Premier League
Análise ao jogo: "Foi um jogo divertido para todos em casa. Se olharmos para o jogo, podemos pensar que perdemos os dois pontos na segunda parte. Eu acho que perdemos os dois pontos na primeira parte. Devíamos ter marcado mais golos. Devíamos ter um resultado diferente no intervalo. Tal como contra o Nottingham Forest (empate 2-2), sofremos dois golos muito rapidamente, mas conseguimos recuperar e voltar a ficar em vantagem. E depois precisamos de fechar o jogo. Mais uma vez, foi um jogo divertido de assistir. Claro que há uma sensação de ter marcado quatro golos e não ter ganho o jogo."
Mais oportunidades de golo criadas, comparando com a época passada: "Acho que as pessoas gostam mais de ver o Manchester United nesta época, mas precisamos de juntar as duas coisas. Às vezes, fechar os jogos é muito importante para dar uma escolha diferente a tudo o que fizemos."
Leia também Zabiri fora da CAN, mas com montra interna: FC Porto e Benfica na mira
Continuar à procura de marcar, como aconteceu no jogo de hoje, é o que os adeptos querem? "Se entenderem um pouco, se acompanharem o clube, como eu acompanho a Premier League há tanto tempo, sabem que não há apenas o dever de tentar vencer os jogos, mas a maneira como tentas vencer os jogos é muito importante para os adeptos. E, claro, eles estão desesperados para ganhar, mas também estão, eu sinto, desesperados para ficarem inspirados quando vão a Old Trafford. Hoje foi inspirador, acho, mas no final há aquela sensação de frustração, de não ganhar o jogo."
É a quinta vez que não vencem um jogo depois de estarem em vantagem. É uma questão de mentalidade? "É uma questão de compreender os momentos do jogo, compreender que muitos golos são marcados após o intervalo, que precisamos de começar a segunda parte de forma diferente. Portanto, é tudo em conjunto, não é uma questão de mentalidade, é a compreensão do jogo e de como jogar em diferentes momentos."
Jogou com uma linha de quatro no momento ofensivo? "Isso é para vocês discutirem, não para mim. Vou dizer a mesma coisa. Pode jogar-se com os mesmos jogadores e parece uma coisa, mas é outra coisa. Agora, isso é para vocês [discutirem]. Sei que vocês sabem que treinei esta semana com os quatro defesas. Não sei como sabem, mas é bom que vocês discutam isso esta semana."
Manchester United está a marcar muito mais golos. O que está a falhar é na defesa? "Acho que estamos a pressionar melhor, estamos a controlar melhor o jogo longe da nossa baliza. Está a faltar qualidade quando defendemos a nossa baliza. É algo que precisamos de resolver, claro. Acho que é diferente quando sofremos tantos golos e o adversário não tem a mesma quantidade - nem de longe - que criamos, é realmente frustrante. Mas precisamos de trabalhar muito na forma como defendemos a área."
Vai perder três jogadores para a CAN e ainda Casemiro, por castigo: "É uma oportunidade para todos. Estaremos prontos para o desafio. Já sabíamos que isto pode acontecer a qualquer equipa. Muitas equipas vão perder jogadores, muitas equipas têm lesões. Precisamos apenas de encarar o próximo jogo com a responsabilidade de vencer, de lutar, e vamos tentar encontrar maneiras diferentes de criar oportunidades e marcar golos."
O Manchester United gastou dinheiro no verão em avançados e está a resultar. É preciso gastar dinheiro na defesa? "Não, acho que temos talento na defesa. Temos jogadores de qualidade na defesa, só precisamos de ser melhores como equipa a defender. Mas isso é um ponto positivo que, pelo menos, mostra que cuidámos do ataque, estamos a melhorar, mas acho que não é a mesma situação. Temos as características, só precisamos de trabalhar juntos e melhorar os nossos jogadores, porque eles têm qualidade para defender melhor."

