Na sequência da acusação de racismo feita pelo Galatasaray ao técnico português depois do dérbi de Istambul
Corpo do artigo
Os adeptos do Fenerbahçe exibiram uma faixa de apoio a José Mourinho durante a vitória deste domingo da equipa do técnico português sobre o Antalyaspor (3-0), em casa, em jogo da 26.º jornada da Liga turca.
Depois de "Mou" ter sido alvo de uma acusação de racismo por parte do Galatasaray pelas palavras que disse no final do último dérbi de Istambul (0-0), os adeptos do Fenerbahçe declararam através da faixa: “Estamos do teu lado”.
O técnico luso, de 62 anos, foi inicialmente castigado com dois jogos por ter dito ao quarto árbitro que se o encontro com o Galatasaray tivesse sido dirigido por um turco teria sido “um desastre” e, outros tantos, após ter referido que os elementos do banco adversário saltaram “como macacos”, no dérbi da 25.ª jornada da Liga turca.
Contudo, o órgão disciplinar da federação turca reduziu o castigo para metade, assim como o valor da multa a pagar, inicialmente fixada em 1,5 milhões de liras turcas (cerca de 39,5 mil euros), às quais se juntam 117 mil liras (cerca de três mil euros) pela primeira infração.
Na sexta-feira, o gigante da zona asiática de Istambul e José Mourinho moveram uma ação judicial contra o Galatasaray "por danos morais", acusando o clube rival de um “ataque aos direitos pessoais” do treinador português.
Já o “Gala” anunciou no sábado que vai processar a Federação Turca de Futebol (TFF) e o respetivo órgão disciplinar, após conhecida a redução do castigo de Mourinho.