Abel: "Vamos ter um camião de pedra para descarregar e depois um de areia"
Declarações do treinador do Palmeiras após a derrota na primeira mão da final do campeonato paulista
Corpo do artigo
O Santos venceu o Palmeiras, de Abel Ferreira, por 1-0, na primeira mão da final do campeonato paulista de futebol, e parte em vantagem para a segunda mão, no Allianz Arena, onde tudo se decidirá. Abel Ferreira mostrou-se confiante na reviravolta.
"No próximo domingo, jogamos com o apoio e vibração dos nossos adeptos. Somos a equipa da virada [reviravolta] e do amor, e isso é o que queremos ver domingo. Infelizmente, há jogo a meio de semana [contra o San Lorenzo, para a Libertadores] e vemos que um dia de preparação faz muita diferença", disse o treinador português do Palmeiras.
"Os nossos jogadores tentaram, correram, mas o cansaço foi evidente. Quando vemos mais passes errados do que o normal, algo está errado. Vamos trocar de miúdos, fazer uma análise desses jogadores e vamos ter um camião de pedras para descarregar na quarta, e depois um de areia no Allianz. Vamos precisar da ajuda dos nossos adeptos para descarregar esses camiões", vincou, aprofundando sobre o aspeto físico. "É o que eu mais digo à FPF (federação paulista) e à CBF, é para ter três dias de folga para todos, que seja igual. Se para isso tivermos de trocar o calendário, que seja justo. Claro que eles correram mais que nós, estavam mais descansados. Vou ser sincero, acho que naquelas vertentes de físico, mental e técnica, uma só esteve abaixo: a técnica. Não vou dizer quem, mas dá para perceber. Muito espaço, bolas paradas... Não achei que o Santos tenha tido muito mais chances, a primeira parte por exemplo foi nossa. O Santos esteve melhor na segunda parte, mas aí tivemos chances com o Rony também. Achei o Santos mais competitivo, mais fresco."
O único golo da partida disputada na Vila Belmiro foi marcado pelo médio venezuelano Rómulo Otero, na sequência de uma grande jogada de Guilherme, que cruzou para o seu companheiro bater o guarda-redes Weverton, aos 48 minutos.
O Santos, que desceu à Serie B, quebrou uma sequência de 20 jogos consecutivos do Palmeiras sem perder, o que não acontecia desde 8 de dezembro de 2023, quando a equipa de Abel Ferreira foi derrotada pelo Flamengo, na segunda volta do Brasileirão.
O Palmeiras terá de vencer em casa, no domingo, na segunda mão da final, por dois golos de diferença para conquistar o tri, depois de ter vencido a prova em 2022 e 2023, visto que se vencer por um golo a decisão será remetida para os penáltis.
A última vez que o Palmeiras - que é, a seguir ao Corinthians (30 títulos), o clube que mais vezes venceu a competição (25) - conquistou por três vezes seguidas a competição aconteceu entre 1932 e 1935.
Caso o Palmeiras seja campeão, Abel Ferreira irá igualar o técnico brasileiro Oswaldo Brandão e tornar-se o treinador com mais troféus na história do clube, tendo conquistado, desde dezembro de 2020, a Taça Libertadores (2020 e 2021), a Supertaça Sul-Americana (2022), o Brasileirão (2022 e 2023), a Taça do Brasil (2020), o Campeonato Paulista (2022 e 2023) e a Supertaça do Brasil (2023).