O técnico português reagiu às notícias de que o cartão azul, que retira um jogador de campo durante dez minutos devido a protestos ou conduta antidesportiva, seria implementado no futebol inglês, algo que a FIFA já avisou ter sido um anúncio "prematuro"
Corpo do artigo
O Palmeiras, treinado por Abel Ferreira, venceu na madrugada desta sexta-feira por 2-0 na receção ao Ituano, em jogo da sexta jornada do campeonato paulista.
Após a partida, o técnico português foi questionado sobre a sua opinião acerca de uma eventual introdução do cartão azul, que seria mostrado aquando de condutas antidesportivas e protestos de jogadores, deixando-os de fora durante 10 minutos, , mostrando-se a favor de todas as "novidades" que surjam no futebol no futuro.
"Eu sou a favor de todas as inovações que o futebol traz. Aprendi com a minha mulher que não posso fazer sempre as mesmas coisas, tenho que inovar, fazer coisas diferentes. Eu sou a favor de inventar, tentar, errar, enfrentar os desafios. Se a FIFA ou seja quem for que decidiu vê como uma melhoria, não posso dizer não. Por exemplo, as pessoas falam das cinco substituições, quando eu comecei em 2011, fazendo a “Champions dos jovens”, já podiam usar cinco substituições, e se me perguntarem, acho-as espetaculares. Aqui no Brasil ainda mais, pois podemos gerir os jogadores", comentou, em conferência de imprensa.
Noutro momento, Abel acabou por se irritar com uma pergunta sobre se os campeonatos estaduais, como é o caso do paulista, servem apenas para "derrubar treinadores e para laboratório", negando completamente que isso seja verdade.
"Eu não vejo o estadual dessa maneira, como um laboratório ou uma competição para derrubar treinadores, é uma competição no calendário brasileiro, bem organizada e cada vez mais com uma cultura de ouvir os treinadores, jogadores e dirigentes. Este é o terceiro ou quarto ano que disputo o Paulistão e tenho o objetivo pessoal de ser o melhor treinador, já que nunca fui. Acho que a organização está melhor, tem apenas jogos a mais, porém é bem organizada, com bons jogadores, jogadores jovens, bons treinadores, jogadores que dão tudo de si, como vimos hoje os deles a irem ao limite. Eu preparo os meus jogadores para isso, pois não temos jogos a brincar e vamos fazer o possível para vencermos este titulo", vincou.
Com o triunfo, o Palmeiras, que continua invencível no campeonato paulista, segue no terceiro lugar da classificação, com os mesmos 13 pontos do São Paulo (segundo) e a dois do líder Santos (15), que um jogo a mais.