"A Itália está a copiar o futebol de Guardiola há 15 anos, o modelo a seguir é o alemão"
Por não ter jogadores com a mesma técnica que os espanhóis, a Itália não deve tentar jogar como a Espanha e deve seguir o modelo de jogo alemão, defende Fabio Cappelo.
Corpo do artigo
Uma das explicações para o fracasso da Itália frente à Macedónia do Norte tem a ver com o estilo de jogo da seleção transalpina, uma tentativa de cópia de Guardiola, segundo o treinador Fabio Capello. Depois da derrota e da eliminação da Squadra Azzurra, o técnico disse que os transalpinos devem aproximar-se do modelo de jogo alemão, ao invés do espanhol.
"A explicação é muito simples. Há muito tempo que digo que estamos a copiar o futebol de Guardiola há 15 anos. Praticamos um futebol de passes para o lado, estamos sempre a mandar-nos para o chão, e mesmo uma equipa medíocre como a da Macedónia, ao nível físico, foi superior no dinamismo, na força e na determinação. Até percebermos que o modelo a seguir é o alemão, não vamos ter sucesso, porque, se queremos jogar como os espanhóis, que têm uma técnica superior, não vamos conseguir. Ficámos sempre a 50%. Temos de copiar o modelo alemão ao nível da determinação, do jogo vertical e da profundidade", defendeu em declarações à televisão italiana Sky Sport
Capello, de 75 anos, orientou Real Madrid, Juventus, Milan, Roma, as seleções de Inglaterra e da Rússia e ainda os chineses do Jiangsu Suning. Desde 2018 que não está a treinar.
14714281