Marc van Ranst é virologista e assessor da Liga belga nas questões referentes à covid-19 e à possível conclusão do campeonato. O especialista diz que o futebol não pode voltar tão cedo e que a UEFA se está a mentalizar disso mesmo.
Corpo do artigo
O virologista belga Marc van Ranst acredita que não se voltará a jogar futebol nesta temporada devido à covid-19 e diz que a UEFA já se está a aperceber desse cenário. O professor na Universidade de Lovaina é também assessor da Liga Belga - que já revelou querer dar como encerrado o campeonato - e está em contacto com o organismo que tutela o futebol europeu.
Em declarações ao jornal Het Nieuwsblad, Ranst diz ter a "impressão de que a UEFA está a começar a perceber que não vai ser possível jogar esta temporada". "O pico de contágio está longe de se reduzir. Ninguém pode culpar os clubes belgas por tomarem a decisão de terminar a liga. Não é realista terminar as competições atuais", acrescentou.
O especialista diz ainda que o futebol é um "problema secundário" e que não deverá voltar a jogar-se tão cedo: "Como podes falar sobre a redução de medidas e sobre o início da competição se nem sequer estamos no pico da primeira vaga do vírus? O problema é um problema secundário, o mundo é mais importante. Os eventos massivos como o futebol ou os festivais de música devem ser as últimas coisas a serem permitidas realizar-se", referiu citado pelo AS.
Recorde-se que a Federação belga quer terminar a Jupiter League e a UEFA ameaçou punir os clubes daquele país com a suspensão das competições europeias.
11945503