Medida não será posta em prática de imediato dado que as próximas jornadas dos campeonatos arrancam em breve
Corpo do artigo
A Liga Portugal tornou obrigatória, após reunir-se com os departamentos médicos dos clubes para ajustar o protocolo de combate à pandemia de covid-19, a realização de testes antigénio por parte das equipas profissionais 48 horas antes de cada jogo.
Uma regra que se aplicará a partir da 14ª jornadas da Liga Bwin e Liga SABSEG (agendadas para começar a 1 e 11 de dezembro, respetivamente) e que incidirá sobre todos os atletas que constam nas fichas de jogo.
"Com o regresso do estado de calamidade, foi consensualizado a necessidade de reforço das medidas e procedimentos em contexto de treino, estágio e jogo, voltando a ter caráter obrigatório a utilização permanente de máscara de todos os elementos no banco de suplentes, com exceção do treinador principal", informa a LPFP, em comunicado.
A medida não será posta em prática de imediato visto que a 13ª ronda da Liga Bwin começa esta sexta-feira - disputam-se o Portimonense-FC Porto e o Benfica-Sporting - e a da Liga SABSEG arranca quinta-feira, com o Casa Pia-Varzim, o que impossibilitaria o cumprimento geral da regra.
Os testes à covid-19, feitos pelos clubes primodivisionários nas últimas 10 jornadas da edição 2019/20 da Liga Bin, entre junho e julho de 2020, deixaram de ser obrigatórios em agosto de 2020, antes do início do anterior campeonato.