Liga anuncia: máscaras obrigatórias, testes antigénio e possibilidade de reduzir lotação
A Liga anunciou esta quarta-feira um conjunto de medidas com vista a combater o surgimento de casos de covid-19 no futebol
Corpo do artigo
A reunião da Liga Portugal com os departamentos de futebol e departamentos médicos dos clubes da Liga Bwin e Liga SABSEG, que decorreu esta quarta-feira, resultou no anúncio de um conjunto de regras que, na prática, são o regresso da obrigatoridade de testes antigénio e de utilização de máscara.
Assim, para além do regresso da testagem semanal obrigatória, com testes antigénio, nas 48 horas antes de cada jogo - tal como O JOGO adiantou -, volta a ser obrigatório "a utilização permanente de máscara por parte de todos os elementos no banco de suplentes, com exceção do treinador principal".
Outra decisão, é a possibilidade dos clubes - seja qual for a capacidade do estádio - reduzirem a venda a apenas 5000 bilhetes "desde que sejam respeitados integralmente todos compromissos regulamentares associados à bilhética".
COMUNICADO
"A Liga Portugal reuniu esta tarde com os departamentos de futebol e departamentos médicos, a fim de dar a conhecer as alterações à norma 036/2020 que obriga a um reajuste nos procedimentos de trabalho, no âmbito do combate à COVID-19, após indicações dadas pela Direção-Geral da Saúde em estreita colaboração com a Liga Portugal.
Estas medidas de antecipação impõem o regresso da testagem semanal obrigatória, com testes antigénio, nas 48 horas antes de cada jogo.
Com o regresso do estado de calamidade, foi consensualizado na reunião a necessidade de reforço das medidas e procedimentos em contexto de treino, estágio e jogo, voltando a ter caráter obrigatório a utilização permanente de máscara por parte de todos os elementos no banco de suplentes, com exceção do treinador principal.
As Sociedades Desportivas poderão dispor da possibilidade de, independentemente da lotação do seu estádio, limitar a emissão de bilhetes ao máximo de 5000 espectadores, desde que sejam respeitados integralmente todos compromissos regulamentares associados à bilhética.
Como previamente noticiado, acima da lotação de 5000 espectadores, passa a ser obrigatório a apresentação de certificado de teste ou certificado de recuperação ou de teste negativo, devidamente comprovado por entidade competente."