O futuro da Champions, da Liga Europa e de um calendário de jogos até agosto

O futuro da Champions, da Liga Europa e de um calendário de jogos até agosto
Redação

Reunião da UEFA com os secretários-gerais das federações decorreu esta terça-feira

Da reunião da UEFA com os secretários-gerais das federações, que decorreu esta terça-feira, saíram duas possibilidades concretas para a conclusão das competições: ou as eliminatórias que faltam à Liga dos Campeões e Liga Europa disputa-se em simultâneo com os campeonatos nacionais, ou estes últimos serão jogados primeiro.

Em qualquer dos casos, ficou posta de parte a hipótese de conclusão das provas da UEFA antes do final do mês de agosto, com UEFA e federações conscientes de continuam a existir muitos "pequenos obstáculos" por ultrapassar.

Ao nível internacional, a nova perspetiva altera bastante alguns cenários. O primeiro é o de que a UEFA só poderá arrancar com a época 2020/21 em outubro, o que põe em causa a conclusão das fases de grupos das provas europeias antes do final do ano.

O segundo, já garantido, é o de que as eliminatórias de pré-qualificação, que as equipas portuguesas também terão de jogar, serão disputadas ao mesmo tempo das jornadas que faltam às atuais edições de Champions e Liga Europa..

Isso pode significar também, prevendo que a Liga portuguesa consegue realizar os seus jogos em falta até ao final de julho, que pelo menos alguns clubes possam ficar sem dias disponíveis para dar férias aos jogadores. Não terá sido por acaso que dois dos clubes (Sporting e Benfica) que, na atual classificação, seriam obrigados a jogar apuramentos já tenham colocado as equipas de férias por alguns dias.

No cenário atual - e os cenário têm mudado bastante -, será de esperar um mês de agosto a abarrotar de jogos.

Outra noção bem clara saída desta reunião desta terça-feira é que a próxima época será muito afetada pelo atual confinamento, porque começará bastante mais tarde e porque os campeonatos terão de encerrar em maio, a tempo do Europeu.

O cenário não melhora em 2021/22: O mundial do Catar está agendado para ser jogardo em novembro e dezembro de 2022, com impacto evidente no calendário até lá. Embora não se saiba muito bem se se vai resolver com interrupção ou antecipação dos campeonatos nacionais.