Liga reprova Aves e Setúbal, Portimonense volta à I Liga. Clubes podem recorrer
Desclassificados por não terem o processo de licenciamento em conformidade
Corpo do artigo
Aves e V. Setúbal viram a Comissão de Auditoria da Liga reprovar os seus processos de licenciamento, pelo que serão despromovidos para os campeonatos não-profissionais, abrindo-se duas vagas na II Liga. Os clubes podem recorrer desta decisão para o Conselho de Justiça da FPF, o qual terá efeitos suspensivos.
No caso de desclassificação dos sadinos, que até garantiram a permanência na I Liga pela via desportiva, o beneficiado é o Portimonense, que já não desce.
A outra vaga é deixada pelo Aves, despromovido por ter sido o último classificado da I Liga, mas impedido de se licenciar nas competições profissionais. Ora, nesse caso, Cova da Piedade e Casa Pia continuam na II Liga, apesar de despromovidos pela via competitiva.
Em comunicado, a Liga Portugal refere que tanto Vitória de Setúbal como Aves não cumpriram os requisitos para se inscreverem nas provas profissionais.
O Desportivo das Aves tinha sido despromovido à II Liga, depois de ter terminado a I Liga na 18.ª e última posição, enquanto o Vitória de Setúbal tinha assegurado a permanência, ao ser 16.º.
Assim, a Liga de clubes convidou o Portimonense, que tinha sido 17.º posicionado e despromovido, a manter-se na I Liga e o Cova da Piedade e o Casa Pia a manterem-se na II Liga, depois de terem sido despromovidos administrativamente, com o cancelamento do segundo escalão, devido à covid-19.