ZOOM - FC Porto, Benfica, Sporting e Braga defrontam-se 14 vezes (ou mais...) até final da época
Um calendário a quatro gera uma dose intensa, até final de maio, de confrontos variados e com vários objetivos entre as equipas do FC Porto, Benfica, Sporting e Braga. Taça da Liga, Taça de Portugal e o título de campeão nacional são os maiores objetivos. Mas também há acessos à Europa para discutir e orgulhos para sarar.
Corpo do artigo
Os quatro atuais primeiros classificados da I Liga, tidos como as mais fortes equipas do campeonato português, vão defrontar-se entre si, até ao final da época, 14 vezes. São autênticos "jogaços", entre finais de duas taças, dérbis, clássicos e partidas decisivas para o campeonato. Mas pode haver mais um ou dois, além desses.
O único clássico entre FC Porto e Sporting previsto poderá triplicar-se, caso ambos se apurem para as duas finais extracampeonato: Taça da Liga, no próximo sábado, e Taça de Portugal.
O JOGO fez as contas e vão realizar-se entre três a quatro confrontos entre FC Porto e Benfica, três a quatro dérbis entre o Benfica e o Sporting, e outros tantos (possíveis) embates entre o Braga e os dragões.
Mas há mais equações possíveis, sobretudo pelo facto de este quarteto fantástico estar, todo ele, a disputar as meias-finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal. No meio de tudo isto, com intervalos entre jogos inferiores a três dias, há que contar com o ciclo infernal do calendário competitivo, até meados de fevereiro, que afeta especialmente os três grandes, devido aos seus compromissos europeus: FC Porto na Liga dos Campeões, Benfica e Sporting na Liga Europa. Apenas, entre estes, o Braga está mais aliviado.
Mas é na na prova internacional que poderá acontecer mais um ou dois jogos entre benfiquistas e sportinguistas. Basta que ambos se encontrem até às meias-finais (duas mãos, mais dois jogos) ou na final da Liga Europa.
Mas voltemos aos 14 "jogaços". O FC Porto vai defrontar o Benfica, pelo menos, duas vezes (contando com o jogo de amanhã), mas pode chegar à terceira, caso ambas as equipas se apurem para a final da Taça de Portugal, marcada para 26 de maio, no Estádio do Jamor. Os portistas terão, também, de jogar, no mínimo, uma vez contra o Sporting. Mas este clássico poderá triplicar, caso ambos se encontrem nas duas finais extracampeonato: Taça da Liga, no próximo sábado, e Taça de Portugal.
Já contra o Braga, os confrontos poderão chegar a quatro: além do jogo a contar para a 27.ª jornada (a 26 de fevereiro, data ainda por confirmar), há que jogar as duas mãos das meias-finais da Taça de Portugal (26 de fevereiro e algures em abril) e, caso ambas se apurem para a final da Taça da Liga.
O Benfica, além dos três ou quatro jogos com os dragões, defrontará o Sporting nas mesmas condições: no dérbi lisboeta, em Alvalade, a 03 de fevereiro (20.ª jornada, às 17h30), nas duas mãos das meias-finais da Taça de Portugal (6 de fevereiro e em abril, em data a marcar) e, dependendo do confronto de amanhã, na final da Taça da Liga. Terá pela frente o Braga uma a três vezes: a 28 de abril (mais dia, menos dia), para a 31.ª jornada e, caso passe das "meias" em ambas as condições, nas finais das duas taças.
Braga joga uma única vez contra o Benfica em abril, para o campeonato) a não ser que ambas as equipas se apurem para as finais das duas taças.
Fazendo as contas pelo lado do Sporting, além dos três ou quatro jogos com o Benfica, têm que defrontar os dragões pelo menos uma vez (34.ª e última jornada do campeonato, provavelmente a 19 de maio), ou três, casos ambos se qualifiquem para as finais das taças. Contra o Braga, jogam já na quarta-feira, para as meias-finais da Taça da Liga, a 17 de fevereiro para o campeonato, na condição de visitantes (22.ª jornada), e eventualmente na final da Taça de Portugal.
Terminando com o calendário dos "jogaços" do Braga, anote-se: contra o FC Porto, além dos três já agendados (campeonato e meias-finais da Taça de Portugal), há também que contar com uma possível final da Taça da Liga, já no sábado; contra o Benfica apenas um jogo certo (em abril, para o campeonato) e duas possíveis finais de taças; e contra o Sporting duas marcações acertadas: quarta-feira, para as meias da Taça da Liga, e a 17 de fevereiro, na receção aos leões para o campeonato. A possibilidade restante é a final da Taça de Portugal.
OS "JOGAÇOS" EM AGENDA
22 janeiro - Benfica-FC Porto (meia-final da Taça da Liga)
23 janeiro - Braga-Sporting (meia-final da Taça da Liga)
26 janeiro - Final da Taça da Liga
03 fevereiro - Sporting-Benfica (20.ª jornada I Liga - 17h30)
06 fevereiro - Benfica-Sporting (primeira mão da meia-final da Taça de Portugal)
17 fevereiro* - Braga-Sporting (22.ª jornada I Liga).
26 fevereiro - FC Porto-Braga (primeira mão da meia-final da Taça de Portugal)
03 março* - FC Porto-Benfica (24.ª jornada I Liga)
31 março* - Braga-FC Porto (27.ª jornada I Liga)
2 a 4 ou 23 a 25 de abril (segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal)
28 abril* - Braga-Benfica (31.ª jornada I Liga)
19 maio* - FC Porto-Sporting (34.ª jornada I Liga)
26 maio - Final da Taça de Portugal
*Data provisória, a definir pela Liga.