Treinadores pedem para I e II Liga mais tempo útil de jogo e menos tempo de mercado
O fórum de treinadores realizou-se pela primeira vez, em Braga
Corpo do artigo
No primeiro fórum de treinadores da Liga, em Braga, ficou concertada a intenção de encurtar o período de inscrições para antes da realização da primeira jornada, quer da I Liga quer da II Liga.
A comunicação foi feita por José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), que também deu voz ao desejo de que o segundo período de inscrições seja encurtado para metade, e ainda estudar mecanismos para aumentar o tempo útil de jogo.
Passar o registo de incidências para o quarto árbitro, libertando o árbitro principal desta função e definir as incidências que podem ser cronometradas como tempo perdido são algumas das conclusões que serão documentadas.
O documento será transmitido à Liga para que seja apresentado aos clubes e, depois, remetido para a apreciação da Federação Portuguesa de Futebol.
José Pereira liderou o fórum de discussão técnica que passará a realizar-se anualmente, em janeiro. João Martins, diretor executivo da Liga, foi outro dos parceiros de José Pereira neste fórum, que no entanto não contou com a presença de todos os treinadores da duas principais divisões. João Henriques, Ivo Vieira, Silas, Costinha, Daniel Ramos, Sérgio Vieira e Rui Barros foram alguns dos participantes.
"O objetivo é dar tranquilidade aos treinadores, porque as transferências de jogadores com competição em curso causa grande transtorno aos treinadores, ao modelo de jogo e interfere nos treinos. Este é o pensamento dos treinadores portugueses", comentou o líder da ANTF.