"Gansos" têm, em função deste triunfo tangencial, mais dois pontos do que o vice-líder Rio Ave, cuja equipa tem ainda um jogo por disputar neste jornada
Corpo do artigo
Um cabeceamento certeiro de Zach permitiu ao Casa Pia derrotar, este sábado, o Farense, por 1-0, em jogo da 29.ª jornada da Liga SABSEG, ascendendo, assim, à liderança da competição, ainda que de forma condicionada.
Enquanto os gansos apresentavam um último mês algo errático ao nível de resultados - uma derrota, um empate e uma vitória -, o Farense surgiu em Pina Manique motivado por uma recente onda positiva, com cinco jornadas consecutivas sem perder.
O equilíbrio verificado no arranque da partida foi desfeito com o único golo do jogo, que surgiu na sequência de uma bola parada bem trabalhada pelos locais aos 23 minutos.
Neto bateu um pontapé de canto pela direita para um desvio ao primeiro poste de Jota, surgindo depois o cabeceamento certeiro de Zach na pequena área.
O Farense procurou a reação ao resultado desfavorável com alguma cautela, procurando não oferecer espaços que a equipa da casa pudesse explorar para desferir novo golpe na sua defensiva.
O ritmo da partida manteve-se moderado na segunda parte, com o Casa Pia a controlar o marcador e a gestão do jogo, mas o conjunto algarvio esteve perto de igualar num cabeceamento em mergulho de Pedro Henrique, que passou muito perto do travessão.
Apesar do assédio final do Farense junto da área casapiana, o marcador não voltou a mexer, com a vantagem mínima a revelar-se suficiente para o Casa Pia alcançar a vitória e a liderança isolada (59 pontos), tendo mais um jogo do que o Rio Ave (57 pontos), que joga, este domingo, ante o anfitrião Nacional.
Por sua via, o Farense mantém os 37 pontos e arrisca-se a ser alcançado no 10.º posto por Vilafranquense, FC Porto B e Estrela da Amadora, todos com 34 pontos e com a partida referente à presente jornada por disputar.