Wendell chega aos 100 jogos pelo FC Porto: é o 23.º brasileiro a atingir esta marca
Lateral atinge marca redonda pelo FC Porto na visita ao V. Guimarães e na “ressaca” da estreia na canarinha. Defesa é apenas o 23.º brasileiro a atingir esta fasquia na história do FC Porto. Números sustentam o grande momento de forma que atravessa, depois de um arranque de época periclitante .
Corpo do artigo
Noite especial para Wendell no domingo. O lateral vai chegar aos 100 jogos pelo FC Porto, entrando num lote restrito de apenas 23 - descontando Pepe, entretanto naturalizado português - brasileiros que atingiram essa fasquia no clube. De uma assentada, vai passar Gastão e Celso e apanhar Djalma, ficando a três jogos dos 103 de Paulo Assunção. No atual plantel, só Galeno (114), Pepê (138) e Evanilson (147) vestiram mais vezes a camisola portista.
Quem olhasse para a primeira metade da época de Wendell só com muito otimismo diria que nesta fase seria um titular indiscutível no onze do FC Porto e um dos mais novos internacionais brasileiros. O lateral arrancou 2023/24 na bancada por causa do vermelho visto na final da Taça de Portugal, tendo sido, de novo, expulso na ronda inaugural do campeonato e ainda obrigado a uma paragem de oito semanas devido a um problema muscular. A ida de Zaidu para a CAN, no início de janeiro, acabaria por mudar tudo. Sem concorrência direta, Wendell não só ganhou o lugar como também confiança, subindo de produção e conseguindo três golos e duas assistências desde aí. Está a uma ação decisiva de bater o melhor registo da carreira a este nível.
Mais, nos oitavos de final da Champions, secou Saka, um dos principais desequilibradores do Arsenal, e seria premiado com a chamada à seleção do Brasil, por quem fez dois jogos como titular frente a Inglaterra e Espanha. Melhor seria difícil. O defesa de 30 anos cumpre a terceira temporada no FC Porto, tendo feito a estreia numa receção ao Arouca, a 28 de agosto de 2021. Na altura, fez apenas quatro minutos em campo, rendendo Mbemba. No primeiro ano alternou com Zaidu, terminando com apenas 27 jogos (um golo e uma assistência), fruto também de uma lesão que o afastou dos relvados por um mês. Em 2022/23, assumiu maior protagonismo, concluindo com 44 presenças e agora leva mais 28 jogos. Contas feitas, são 64 partidas de campeonato, 15 na Champions, 13 na Taça de Portugal e 7 na Taça da Liga. Só não jogou na Supertaça.