Em jogos grandes pelo Dortmund, contra Schalke 04 e Bayern, o médio tem um registo negativo, pois venceu apenas cinco partidas em 19
Corpo do artigo
Contratado ao Dortmund por 20 milhões de euros e com entrada direta no onze encarnado, Julian Weigl debuta esta sexta-feira em grandes jogos pelo Benfica. Depois de ter sido titular com Aves e Rio Ave, o centro-campista mantém-se no onze inicial frente ao Sporting, estreando-se assim em dérbis.
Aposta forte do Benfica para as próximas temporadas, o novo camisola 28 da Luz vai procurar, contudo, contrariar um passado pouco positivo ao serviço do Dortmund no que diz respeito a confrontos com os grandes rivais: Schalke 04 e Bayern.
Em 19 desafios contra os dois principais adversários da sua antiga equipa, Weigl somou apenas cinco triunfos - um sobre o Schalke 04, contra o qual o Dortmund tem uma rivalidade histórica, e quatro sobre o atual campeão germânico, adversário de peso mais recente -, apresentando ainda seis empates e oito derrotas.
Apesar de ser uma novidade em dérbis, Weigl não terá, contudo, pela primeira vez o Sporting pela frente. Aliás, o internacional alemão até já marcou ao rival benfiquista e em pleno Estádio José Alvalade, em 2016/17. Em partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o médio foi titular no conjunto então orientado por Thomas Tuchel, fazendo o segundo golo do Dortmund, no triunfo por 2-1. E já na segunda volta voltou a ser titular, cumprindo os 90", na vitória por 1-0 sobre o emblema verde e branco.
11717068
Reforço de inverno, Weigl veio dar ainda mais poder de fogo sobre os leões ao plantel de Bruno Lage, que conta já com oito atletas com registo goleador frente ao Sporting. Jardel (que não poderá atuar esta noite, por lesão), Rúben Dias, Grimaldo, Pizzi, Rafa, Chiquinho, Seferovic e Carlos Vinícius são os restantes atletas que já faturaram diante do Sporting, sendo que Pizzi é o principal goleador, tendo já quatro golos frente ao emblema verde e branco.
A chegada de Weigl ao plantel encarnado veio reforçar as opções de Bruno Lage para o miolo e, pela primeira vez, com o camisola 28 disponível a par de Gabriel e Taarabt, o técnico poderá realizar mudanças no miolo, ora sacrificando o internacional marroquino ora deixando Chiquinho de fora, avançando aqui o camisola 49 para o apoio a Vinícius.