Antigo médio do Benfica, onde jogou após deixar o AEK, frisa o peso do passado na Champions das águias, que diz serem "favoritas"
Corpo do artigo
Antigo jogador de Benfica e AEK e figura com lugar na história da Grécia, pois fez parte da equipa que conquistou o Euro"2004 frente a... Portugal, no nosso país, Katsouranis continua a seguir o emblema português, que representou durante três épocas, entre 2006 e 2009. O agora diretor técnico do Panachaiki, onde começou a sua carreira, vê o Benfica por cima, mas prevê, ainda assim, problemas para a formação de Rui Vitória.
Passados nove anos, o Benfica volta a defrontar o AEK. Como antevê esta partida?
Vai ser um jogo difícil e complicado para ambas as equipas. O AEK joga em casa e quer conquistar os três pontos. Do lado do Benfica, será igual: é uma equipa que está também à procura de pontos. Benfica e AEK perderam ambos o primeiro jogo e por isso será um desafio ainda mais difícil.
Existe pressão acrescida para alguma equipa?
A pressão será maior para ambas, porque sabem que não podem errar. Será um bom jogo, veremos quem será mais forte.
Conhece este Benfica?
Sim, vi os jogos com o PAOK e, em Salónica, o Benfica jogou muito bem. Conheço todos os jogadores e o Benfica tem uma boa equipa.
"O Benfica é o favorito para este jogo, até pela qualidade dos seus jogadores e pela sua experiência e passado na Liga dos Campeões"
Pelo que viu e pelo facto de ter eliminado o PAOK, atribui maior favoritismo ao Benfica?
O Benfica é o favorito para este jogo, até pela qualidade dos seus jogadores e pela sua experiência e passado na Liga dos Campeões. Isso pode pesar, mas o AEK joga em casa, onde é uma equipa forte, e este ano tem jogado muito bom futebol.
A vitória do Benfica em Salónica por 4-1, com o PAOK, pode servir de aviso para o AEK?
Foi uma boa vitória e importante para o Benfica, que serviu para se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas agora é um jogo completamente diferente, numa competição diferente. Agora não se trata de uma eliminatória. É um jogo que vale pontos e isso faz com que a abordagem e a mentalidade sejam diferentes.
Quem deve o Benfica temer no AEK?
Julgo que não se podem destacar individualidades. O AEK vale pelo seu conjunto, tem bons jogadores, com qualidade, e uma boa equipa. Em casa, joga de forma ofensiva, vai causar problemas ao Benfica, pois joga um bom futebol, de forma rápida, o que é mais difícil para os adversários. A velocidade dos avançados torna o AEK perigoso para os adversários e para o Benfica.
"Agora não se trata de uma eliminatória. É um jogo que vale pontos e isso faz com que a abordagem e a mentalidade sejam diferentes"
VLACHODIMOS DEVE SER CHAMADO À SELEÇÃO
Apesar de ter integrado o plantel às ordens de Rui Vitória apenas esta temporada, Vlachodimos bateu a concorrência de Svilar e Bruno Varela, jogadores que já tinham feito parte da equipa em 2017/18, tornando-se titular indiscutível até ao momento nas contas de Rui Vitória. Katsouranis não está surpreendido pelo feito do guardião na Luz e defende mesmo a sua chamada à seleção da Grécia, numa jogada de antecipação à Alemanha. Isto porque o guarda-redes, já internacional sub-21 germânico, nasceu em terras alemãs mas tem ascendência grega. "Pode ser uma boa opção para a Grécia e merece ser convocado. Têm de chamá-lo e agarrá-lo", defende Katsouranis.
https://ojogo.vsports.pt/embd/45550/m/449602/ojogo/249a40168a250348ff841c6efb94b123?autostart=false
Formado no Estugarda, que representou durante dez temporadas e meia, Vlachodimos esteve desde janeiro de 2016 até ao final de 2017/18 no Panathinaikos, razão pela qual o ex-benfiquista diz conhecer "muito bem" o camisola 99 das águias. "É um guarda-redes muito, muito bom. Está pronto para o Benfica e tem-no demonstrado. Tem jogado, tem sido o titular, ganhando a corrida aos restantes guarda-redes, e penso que tem feito bons jogos", diz, reforçando: "Acredito que vai continuar assim, mesmo que possa ter um ou outro jogo menos bom, mas vai continuar a mostrar a sua qualidade, porque é um bom guarda-redes e um bom profissional. Pode ser importante para o Benfica."