Clube minhoto está de volta à elite do futebol nacional. Última participação no principal escalão datava de 1984/85.
Corpo do artigo
O Vizela carimbou este sábado a subida à Liga NOS, ao receber e vencer o Vilafranquense - que desceu à Liga 3 - por expressivos 5-2.
Com este resultado, o emblema minhoto garantiu o regresso ao principal escalão do futebol nacional, 36 anos depois da última (e única) presença, datada de 1984/85.
Na 34.ª e última jornada da Liga SABSEG, a equipa minhota marcou por Diogo Ribeiro (2 minutos), Evandro Brandão empatou (16, de grande penalidade), Raphael Guzzo fez o 2-1 (28), Evandro Brandão voltou a empatar (49, novamente de penálti), mas Raphael Guzzo bisou (59), Kiko Bondoso definiu a vitória (80) e um autogolo de Diogo Izata alargou-a (90+2).
Trinta e seis anos depois, a única vez foi em 1984/85, e apenas um ano depois de ter subido às competições profissionais, o Vizela volta a marcar presença entre os grandes, depois de garantir o segundo lugar na Liga SABSEG, atrás do campeão Estoril. O Vilafranquense quedou-se no penúltimo lugar e, na próxima época, jogará na Liga 3.
O Arouca, que venceu o Chaves por 3-1, vai tentar a subida através do play-off, onde terá pela frente o primodivisionário Rio Ave, 16.º classificado da Liga NOS.