O triunfo sobre os dragões ganhou importância adicional por ter sido a primeira vez que os amadorenses pontuaram frente a um dos grandes desde o regresso ao principal escalão
Corpo do artigo
José Faria dificilmente esquecerá a noite do último de sábado, na qual o Estrela da Amadora venceu em casa o FC Porto (2-0) e deu um passo importante para assegurar a permanência na I Liga. Além do fôlego na tabela, o triunfo também lhe permitiu entrar para um lote restrito de treinadores tricolores que venceram os dragões. Esta foi apenas a quarta vitória do emblema amadorense contra os portistas, em jogos a contar para o campeonato.
A primeira foi na época 1997/98, com Fernando Santos ao leme. Esse encontro na Reboleira terminou 2-1. Pelo mesmo resultado, a equipa comandada por Toni Conceição voltou a vencer em nova receção ao FC Porto, em 2005/06. Na temporada seguinte, novo triunfo, mas, desta feita, no Estádio do Dragão. Sob o comando de Daúto Faquirá, os tricolores gelaram a casa portista, com Anselmo a marcar o único golo.
Na história do Estrela da Amadora, ainda há registo de mais duas vitórias sobre os dragões em outras competições, mas que, de certa forma, foram amargas. Em 1989/90, as equipas defrontaram-se para a Supertaça, com os tricolores a vencerem em casa na primeira mão (2-1). Contudo, acabariam derrotados no segundo jogo, nas Antas, por 3-0, perdendo o troféu. História semelhante em 2008/09 nas meias-finais da Taça de Portugal. Os amadorenses venceram na segunda mão (2-1), resultado insuficiente para anular a derrota no Dragão.
Foi preciso esperar 16 anos para se encontrar nova vitória sobre o FC Porto. Foi a primeira vez que os tricolores pontuaram frente a um grande depois do regresso à I Liga, no verão de 2023.
Próxima jornada pode ser de festa
A próxima jornada pode ser de festa para o Estrela da Amadora, porque o objetivo traçado para esta temporada, a permanência na I Liga, pode ficar matematicamente assegurado. Para isso, os tricolores têm de vencer no terreno do Rio Ave, no domingo, e esperar que o Aves SAD, equipa que ocupa o antepenúltimo lugar, não faça o mesmo resultado na receção ao Boavista, segunda-feira. Curiosamente estas duas equipas, separadas atualmente por cinco pontos na tabela e envolvidas na mesma luta, encontram-se na Reboleira na ronda seguinte, partida em que os amadorenses esperam já ter as contas da salvação arrumadas.