Conquistadores vão encarar Sporting na pior crise de resultados. Quatro derrotas e um empate explicados pela baixa de Varela, corte sucessivo de centrais e desnorte de Tiago Silva.
Corpo do artigo
Muitos problemas podem ser encontrados no comportamento recente do Vitória na Liga, caindo em desgraça com quatro derrotas e um empate caseiro contra o aflitíssimo Paços nas últimas cinco rondas.
A equipa tinha 40 pontos, ocupava o 5.º lugar, dispondo de margem folgada de cinco pontos para Casa Pia e seis para Arouca. Fulgor e conforto que, estrepitosamente, se desvaneceram, com queda da posição europeia e riscos acentuados, face à derrota em Famalicão, de receber visita no 6.º lugar por parte do Casa Pia e Vizela.
E os perigos são maiores, porque o calendário sugere como resposta à crise uma receção ao Sporting.
Há muitas questões melindrosas para Moreno, que tem trabalhado jogo após jogo com cenários caóticos ao nível de baixas. Esteve impossibilitado de contar com quatro centrais em Famalicão, casos de Jorge Fernandes, Bamba, André Amaro e Villanueva, jogando com Manu e Dani Silva adaptados ao eixo . Não é desafio que se coloque ao mais experimentado treinador!
Aos 33 minutos confrontou-se com nova expulsão de Tiago Silva, um médio criativo que tem vestido uma estranha pele de indisciplinado na época em curso, pois colecionou o terceiro vermelho, dois no campeonato e um na Conference League, além de 16 amarelos em 31 jogos oficiais. Ruído evidente e muita reflexão no horizonte imediato.
E a somar a tudo isto, a lesão de Bruno Varela e os custos à vista, já que Celton Biai ainda não convenceu. Varela vivia grande período na baliza e a sua baixa contabiliza-se em seis jogos, tendo Rafa agarrado o onze nos dois primeiros, com sortes diferentes - triunfo nos Açores e derrota caseira com o Arouca - ao passo que Celton foi guiado à baliza nas últimas quatro jornadas, sofrendo nove golos, entre três derrotas e um empate. Suspira-se por Bruno Varela, pelo regresso e devolução de segurança à retaguarda. O antigo guardião do Benfica cumpre a terceira temporada em Guimarães, tendo sempre revelado competência e foco no clube. Antes de sofrer lesão muscular estava a um jogo de completar 90 pelo Vitória.