Antigo médio, Fina passou pela formação do Vitória, afirmou-se como em Famalicão e teve Moreno e João Pedro Sousa como colegas no Caçadores das Taipas
Corpo do artigo
Fina cresceu na formação do Vitória, por vários clubes do concelho passou, notabilizando-se na sua carreira de sénior na passagem por Famalicão entre 2010 e 2013. Ele encarna o carinho, alguma divisão pelos clubes, apenas no campo teórico, porque crescer com adn conquistador, nunca tolerará um "ganhe o melhor". Por mais simpatia que um emblema atraia, a palavra amor será sempre esmagadora na hora de por tudo na balança. Com o Vitória a deslocar-se a Famalicão, o antigo médio, hoje com 44 anos, encontra a sua definição do encontro.
"É como escolher entre pai e mãe. O Vitória é o clube do coração onde fui ensinado sobre tudo, aprendi a gostar e através do qual dei seguimento, o ensinar a gostar. Mas é certo que o Famalicão foi o clube onde fui mais feliz na minha carreira. Mas o ser Vitória do berço pesa um pouco mais", considera Fina, antecipando que pode acontecer entre um Famalicão em alto andamento e um Vitória em quebra de gás.
"É um jogo de tripla onde se defrontam duas equipas em momentos muito distintos mas o Vitória já transformou várias vezes as fragilidades em forças. Vamos ver, o Famalicão vem em crescendo exibicional e acho que momentos de bom futebol não vão faltar", relata Fina, pondo de parte qualquer choque mais hostil nas bancadas entre vizinhos muito respeitadores da sua essência.
16163602
"Vamos ver o que se vê sempre, uma bancada vestida de branco com grande apoio e exigência. Do outro lado é igual, muda a cor para azul numa rivalidade sadia e apaixonada", argumenta Fina, mais que tudo implicado neste jogo, até porque nos bancos estão dois amigos com quem se cruza frequentemente e até gosta de jantar. Os três foram companheiros no Caçadores das Taipas de 2002/03, era Fina três anos mais velho que Moreno e sete anos mais novo que João Pedro Sousa.
"O Moreno sempre teve mais loucura e sangue a ferver. O João sempre foi muito mais low profile. Essa época foi muito difícil para ele, creio que deixou de jogar e acabou a carreira. Embora profundamente discreto, arranjava sempre maneira de gozar com os colegas de balneário e depois nunca era ele. São duas relações fantásticas que preservo e ainda há alturas que nos conseguimos juntar para jantar", sustenta.
16163610