Vítor Bruno antes do Lázio-FC Porto: "Não vamos especular ou ficar à espera de contra-atacar..."
O FC Porto, 16.º colocado, com quatro pontos, visita a Lázio, integrada no trio de líderes, com nove, na quinta-feira, às 20h00, no Estádio Olímpico de Roma, para a quarta de oito jornadas da Liga Europa, sob arbitragem do búlgaro Georgi Kabakov.
Corpo do artigo
O FC Porto abordará com espírito ofensivo a visita aos italianos da Lázio, na quinta-feira, da quarta jornada da Liga Europa de futebol, prometeu hoje o treinador Vítor Bruno, ambicionando cimentar a ascensão portista na fase de liga.
“Não vamos especular com o jogo ou ficar à espera [de contra-atacar]. Não estamos em condições de o fazer nem queremos que isso nos fique entranhado. Quero uma equipa audaz, ambiciosa e com identidade, que vá à procura da vitória. Se ficarmos à espera, o mais provável é que não nos corra bem”, admitiu, em conferência de imprensa.
Os dragões estrearam-se a vencer na remodelada fase de liga da segunda competição continental de clubes na ronda anterior, ao baterem em casa os alemães do Hoffenheim (2-0), após terem perdido fora com o campeão norueguês Bodo/Glimt (3-2) e empatado em casa frente aos ingleses do Manchester United (3-3) - que passarão a ser orientados a partir de segunda-feira por Rúben Amorim, treinador do campeão português Sporting.
“Temos uma ideia e uma identidade e queremos respeitá-las, independentemente do adversário. Sabemos da valia da Lázio, mas eles também sabem do perigo que podemos oferecer. Será um jogo muito rico do ponto de vista tático, na intensidade e na organização. Temos de estar sempre atentos e entrar vigilantes, mas, ao mesmo tempo, sermos ambiciosos e audazes, mostrando sentido de responsabilidade”, apelou.
Num campeonato a 36 clubes, cujo trio de líderes é composto por Lázio, Tottenham e Anderlecht, todos com três triunfos em outras tantas jornadas, o FC Porto soma quatro pontos e ocupa a 16.ª posição, última que permite disputar o play-off de acesso aos oitavos de final, fase na qual entrarão diretamente os oito primeiros classificados.
“Esperamos um adversário muito igual ao que tem sido: agressivo, vertical e com jogo de corredores, cruzamentos e forte presença na área. Defendem com uma pressão ousada, agressiva e subida, pelo que temos de identificar os espaços e explorar a melhor maneira de chegar à baliza contrária. Nós também gostamos de ter bola e queremos condicionar o jogo com bola da Lazio”, antecipou Vítor Bruno.
Além do registo vitorioso na Liga Europa, fruto dos êxitos perante Nice (4-1), em casa, e Dinamo Kiev (3-0) e Twente (2-0), ambos fora, os romanos acompanham Atalanta e Fiorentina no grupo dos terceiros classificados do campeonato italiano, todos com 22 pontos, a três do líder isolado Nápoles, ao fim de 11 jornadas.
“A Lázio tem feito muita rotação entre provas. O perfil individual obriga-nos a ter certos cuidados, mas o conceito de equipa está bem enraizado e fá-los ser fortes”, observou.