Declarações do presidente do FC Porto em entrevista ao Now
Corpo do artigo
Margem para atuar no mercado: "Torna-se, sem dúvida, mais difícil. Daí que uma das nossas reestruturações, do ponto de vista da direção desportiva, tenha sido profunda. Portanto, nós, no caso da direção desportiva, estamos a fazer um investimento em competência profissional. Reformatámos todo o edifício da direção desportiva e temos fechado um novo diretor de scouting, um novo diretor da formação, um novo diretor da performance e um novo diretor do futebol profissional na figura do Jorge Costa. Aqui estamos numa fase de investimento, porque temos que ser muito mais cirúrgicos, operar no mercado, muito mais clínicos e cometer cada vez menos erros. Portanto, temos consciência da dificuldade com a qual nos deparamos atualmente para operar no mercado com os melhores jogadores. Há jogadores e situações com as quais não podemos competir. No entanto, trazendo estas competências para dentro de casa, somos capazes de ser cada vez mais cirúrgicos e escolher os jogadores que nos permitam ter plantéis competitivos."
Jogadores valiosos no plantel: "Sim, felizmente sim. Temos bastante valor nos nossos plantéis que nos podem dar também essas mais-valias e essas receitas para podermos operar no mercado. O futebol português sempre se traduziu por um mercado que exporta muito e exporta muito em qualidade e em talento. E penso que, naturalmente, poderemos ser assediados nesse sentido. Se não formos, somos capazes de reter essa qualidade. No entanto, temos obrigações para cumprir, entre as quais o licenciamento da UEFA."
Talento no clube: "Nunca se está disponível para abrir mão de talento tão bom, não é? E a realidade é que são realmente jogadores muito importantes no FC Porto, que estão acompanhados da sua cláusula de rescisão. O FC Porto sempre vendeu também muito bem. Não tanto nestes últimos anos, onde fomos, de certa forma, asfixiados por um garrote financeiro e pelo licenciamento da UEFA, que nos obriga a operar no mercado de outra forma, mas queremos recuperar esse FC Porto negociador. Para recuperarmos esse FC Porto mais agressivo em termos de vendas de jogadores no mercado e capaz de reter talento, temos também que crescer financeiramente. Portanto, cada coisa a seu tempo. No entanto, teremos que olhar para o mercado dessa forma. Se acontecerem vendas, saber investir é fundamental e, por isso, esse investimento na reestruturação da direção desportiva."