Presidente do FC Porto esteve reunido com o ministro da Juventude e Desporto de Angola
Corpo do artigo
André Villas-Boas prossegue o périplo por Angola e, nesta quarta-feira, esteve reunido com Rui Falcão, ministro da Juventude e Desporto daquele país.
No final, falou novamente aos jornalistas, fez alguns balanços e manifestou o desejo de criar equipas femininas de andebol e hóquei em patins no FC Porto.
Reunião com o ministro: "Muito bem recebidos pelo senhor ministro Rui Falcão, pela sua amabilidade e cordialidade, pelo respeito com que trata o FC Porto. Temos um claro entendimento sobre esta criação das sinergias que o FC Porto quer estabelecer com Angola e mostrou toda a recetividade para o mesmo. Evidentemente, temos um compromisso com os portistas de Angola e o senhor ministro com o povo angolano. No entanto, tudo o que for a criação de condições para os jovens continuarem a praticar desporto é de interesse comum e foi isso que ficou esclarecido nesta reunião."
Academias de futebol em Angola, mas não só: "O FC Porto é um clube eclético. Tem a fundação relacionada com o futebol, nasceu enquanto clube de futebol e essa será sempre a sua modalidade principal e um dos grandes veículos de expansão de marca e associativismo. Há um desejo de criação de academias relacionadas principalmente com o futebol, mas o povo angolano continua a crescer do ponto de vista desportivo em várias modalidades, nomeadamente no basquetebol e no andebol feminino, uma modalidade que o FC Porto não tem, mas que gostaria de implementar, assim como no hóquei em patins. Temos um propósito de nos aproximarmos do povo angolano, principalmente dos portistas de Angola que tanto amam o FC Porto e vamos perseguir esse propósito com a implementação destas estratégias."
Reanimar protocolo de 2013: "A facilidade, as portas abertas para a criação destes projetos que queremos definir, seja do ponto de vista das academias Dragon Force, seja do ponto de vista de abraçar parcerias e protocolos com clubes e academias já instituídas em Angola. Desde logo foi importante para mim a visita à AFA esta manhã, porque é uma academia que teve um protocolo estabelecido com o FC Porto em 2013 que já mais se materializou efetivamente, portanto, se pudermos melhorá-lo, essa é também uma responsabilidade do clube. Vamos pegar nesse protocolo e reanimá-lo para que o mesmo se efetive nos mesmos desígnios em que foi criado."
Assinalar a independência de Angola: "Falámos também das festividades que estão relacionadas com os 50 anos da independência de Angola, que serão celebrados em novembro do próximo ano e esperemos que o FC Porto possa também marcar presença nessas festividades, seja em que modalidade for, mas que também siga esse propósito de estar próximo do povo angolano e dos seus portistas."