Keizer, Pontes e Silas usaram a versatilidade do 10 para o colocar na ala.
Corpo do artigo
Luciano Vietto foi contratado no verão, após três anos de "insistência" de várias administrações da SAD leonina.
O objetivo inicial era que fosse o substituto de Bruno Fernandes na organização do jogo ofensivo dos leões, pelo corredor central.
Após meses encostado à esquerda pela permanência do ex-capitão até final de janeiro, o argentino fixou-se finalmente na posição de que mais gosta... mas terá sido temporário e tudo indica que voltará a mudar de posto ao descair, muito provavelmente, de novo para o flanco esquerdo, embora sem estar encostado à linha e sim a partir de uma posição mais central - é a ideia de Amorim.
Marcel Keizer, Leonel Pontes e Silas aproveitaram a versatilidade do camisola 10 para o posicionar do lado esquerdo do ataque na maioria das vezes, mas foi durante o mês de fevereiro, sem Bruno Fernandes e já no apoio ao ponta de lança pelo corredor central, que Vietto mais de destacou. As suas exibições ganharam preponderância na manobra ofensiva, o internacional argentino deu nas vistas, mas o 3x4x3 que Rúben Amorim vai utilizar deve implicar novo sacrifício tático pela equipa: atuará como uma espécie de médio-ofensivo interior.
Depois das dúvidas em torno da adaptabilidade de Vietto em Alvalade, a verdade é que o sul-americano reencontrou no Sporting a sua melhor versão, até porque em 30 jogos já leva sete golos apontados e ainda cinco assistências.
Playmaker de sonho já jogou em quatro posições
Frederico Varandas, presidente do Sporting, falou no concretizar de "um sonho" quando contratou Vietto, que desde que foi pedido em 2017/18 por Jorge Jesus não mais saiu da mira. O criativo, pelo qual os de Alvalade pagaram 7,5 M€ ao Atlético de Madrid por 50% dos direitos, foi o craque pensado para render no imediato Bruno Fernandes, que era suposto ter saído logo no início da época. Este negócio, porém, não se concretizou no verão e sim no final de janeiro, e Vietto teve de ser desviado da sua posição predileta. Como titular, foi utilizado principalmente como ala esquerdo (14 vezes), mas também como avançado em dupla com Bolasie e Jesé (5 vezes), a médio-ofensivo (5 vezes) e a médio interior pela esquerda (uma vez). Estas variações em... seis esquemas táticos.