Vieira, Sérgio Conceição e a resposta a Mourinho: "Nunca vi um jogador pressionado por eleições"
Declarações de Luís Filipe Vieira em entrevista à CMTV
Corpo do artigo
Sobre os adeptos radicais na AG: "Movimento Servir o Benfica estão cada vez mais radicais, apoiam João Noronha Lopes e João Diogo Manteigas. O Benfica está refém. Noronha Lopes domina os adeptos radicais. Vi-os até a marchar, parecia que estava na tropa, na recruta."
Vieira também é acusado de ligações... "Nunca marginalizei ninguém no Benfica. Garanto que esta organização porta-se muito pior nos estádios que os tais adeptos organizados. Escolham um ou outro e vão ver onde vai parar o Benfica rapidamente. São os principais a destruir treinadores, jogadores... Vejam o João Mário. Cada vez mais radicais. Se eu for presidente as AG vão ser transmitidas na BTV com identificação de quem falar."
Contratou sócios para o acompanharem? "Só levei uma pessoa comigo e aquele senhor [o diretor de campanha]. Se chamaram de capangas é falta de respeito por quem vai a todo o lado apoiar o Benfica. Os restantes não conheço. Nunca tive segurança. Manteigas mentiu descaradamente aos sócios. Foi falar com algumas pessoas, disse 'vou falar com os meus colegas'. Aí se vê a liderança. Todos sabem quem ele é agora. Uma vez até me pediu apoio."
Pediu-lhe apoio? "'Vai apoiar-me...' Eu? Não vou nada. Noronha Lopes é que se portou mais como capanga, ao não dizer logo nada ao Manteigas, então é um capanga também."
Perigo de se repetir o que aconteceu com o Sporting em Alcochete? "Tive um que veio falar comigo e disse: 'neste momento não se aproxime de nós'. Se isto continuar assim pode haver problemas graves de agressões."
Com eles há perigo de escaladas? "Quem arrasta pessoas para as AG? Recordo AG em que arrasaram Rui costa e depois vinha um regimento atrás de João Diogo Manteigas."
Não está preocupado com o voto dos mais jovens? "Se não me quiserem volto para casa descansado. Daqui a dois anos voltamos a falar."
"Se não fossem as eleições tenho a convicção que Bruno Lage continuava"
Rui Costa faz mal em investir em José Mourinho? "Comigo enquanto presidente nunca houve problema de dinheiro, pagámos sempre a tempo e horas. Se não fossem as eleições tenho a convicção que Bruno Lage continuava. Mas agora está, treinador de nível mundial, vai resolver-se."
As eleições condicionam como disse José Mourinho? "Discordo completamente, têm sido pacíficas. Não podemos dizer que se há maus resultados é por causa das eleições. Todos queremos que o Benfica ganhe. Já ando nisto há tantos anos, nunca vi um jogador pressionado."
José Mourinho disse que sim... com que objetivo? "Não concordo. Já fui a diversas eleições, nunca vi treinador preocupado com eleições do Benfica. Alguns até iam votar."
Bruno Lage foi criticado e acusado de fazer campanha por Rui Costa... "Os outros foram votar, se em mim ou no 'António'... não pedi a treinadores e jogadores. E agora que falo de jogadores, já disse, não me apoies, não digas nada. De antigos jogadores. Eles são património do Benfica, faz algum sentido Cardozo apoiar João Noronha Lopes? Conheço Nuno Gomes, mas é suficientemente adulto, ele vai ser penalizado..."
Cardozo surpreendeu-o? "É amigo íntimo meu. Não há um que diga que eu pedi apoio. Pergunte como é que Cardozo apoia Noronha Lopes?"
Por contrapartidas? "Lógico que tem de haver. Cargo? Não, ele gosta é de dinheiro, só."
Sérgio Conceição está a caminho da Arábia Saudita, fica desiludido? "Eu? Não. Gosto bastante dele como de outros treinadores. Falei com três treinadores. Inventou-se logo Sérgio Conceição e a partir daí foi o que foi. Se o Benfica tivesse problemas em resultados e afastado, há 3/4 treinadores a quem teria de recorrer."
Mas ficou desiludido? "Nunca fico desiludido com treinadores e jogadores. Se não ganharem posso ficar chateado, desiludido não. Veja o caso do Jesus, quando não ganhámos ficou, e depois ganhámos."