Vieira aquece as eleições do Benfica: "Acho que não há nenhuma inconveniência..."
Surgiram, de vários quadrantes, reações à notícia exclusiva O JOGO, sobre a entrada em cena do ex-presidente
Corpo do artigo
O nome de Luís Filipe Vieira promete ocupar o espaço mediático em volta do clube encarnado nas próximas semanas. O JOGO noticiou, em exclusivo, na edição de domingo, que o antigo presidente do Benfica (entre 2003 e 2021) prepara uma candidatura com vista a um regresso à liderança do clube, algo que suscitou movimentações e reações. Antigo vice-presidente do Benfica, José Manuel Capristano diz, a O JOGO, que ainda não decidiu em quem vai votar nas eleições para a presidência do Benfica, mas não deixa de enaltecer o legado de Luís Filipe Vieira ao serviço do clube. Por isso, não encara de forma negativa uma entrada em cena de Vieira.
José Manuel Capristano lembra que a sua “obra está à vista” e Marco Galinha fala em “forte possibilidade”. O antigo líder encarnado não poderá ser afastado da condição de sócio do clube até final do ano.
“Acho que não há nenhuma inconveniência caso Luís Filipe Vieira decida candidatar-se à presidência do Benfica. A obra que fez no Benfica está à vista – o complexo do Seixal, o Estádio da Luz, a profissionalização dos serviços do clube. Estou à espera, neste momento, de ler os programas de todos os candidatos, e ver com quem esses senhores se vão candidatar”, defende.
“Em termos judiciais, Luís Filipe Vieira não foi condenado por nada, por isso, é um arguido, como há tantos neste país que não chegam a ser condenados”, frisa José Manuel Capristano, explicando, ainda, o que distingue Luís Filipe Vieira e Rui Costa dos restantes pretendentes à presidência do clube: “A vantagem que Luís Filipe Vieira pode ter, relativamente a outros potenciais candidatos, é que ele conhece o Benfica como poucos. Não sei se ele ou Rui Costa se vão candidatar, Rui Costa também conhece o Benfica. Não troco o conhecimento pelo desconhecido, não troco uma pessoa com passado desportivo conhecido, como, por exemplo, Rui Costa tem – foi um jogador de eleição, um dos melhores jogadores que vi na minha vida, e um benfiquista que chora pelo clube. Não digo que os outros potenciais candidatos não sejam grandes benfiquistas, o que digo é que não troco o certo pelo incerto. Dou vantagem, em teoria, aos que conhecem melhor o Benfica”, vinca o antigo vice-presidente encarnado.
A próxima Assembleia Geral do Benfica, de eleição para a presidência do clube, ficou marcada para 25 de outubro. Rui Costa ainda não anunciou a recandidatura
Marco Galinha, empresário que chegou a considerar candidatar-se à presidência do clube, comentou também, no domingo, através da rede social X (antigo Twitter), a entrada em cena de Luís Filipe Vieira, arguido, no âmbito judicial na qualidade de antigo presidente das águias, nos processos Cartão Vermelho e Saco Azul: “Sem qualquer condenação judicial, preparem-se: [Luís Filipe Vieira] é uma forte possibilidade. O sistema entrou em pânico. Isto não estava nos seus planos. Expulsá-lo de sócio? Como travar a onda de Nazaré com as palmas das mãos.”
Processo de inquérito vai demorar a ser concluído
O Benfica anunciou, no domingo, que o processo de inquérito que pode levar Luís Filipe Vieira a ser destituído como sócio do clube não deverá ficar fechado até ao fim do ano, sendo que a Assembleia Geral eleitoral está marcada para 25 de outubro: “Não se prevê que o processo seja concluído, sem embargo da sua instrução atempada, antes do final do ano de 2025, pelo que qualquer especulação a esse respeito não assenta em factos”, revelou o clube em comunicado, esclarecendo que “no âmbito desse processo, todos os envolvidos terão oportunidade de se pronunciarem, no respeito pelo princípio do contraditório”. E quanto ao encontro da Direção para debater o caso, as águias adiantam que a “próxima reunião de Direção será calendarizada em breve, considerando os compromissos no Mundial de Clubes”.
Luís Filipe Vieira, recorde-se, apertou o pescoço a um associado do clube na Assembleia Geral de 27 de setembro de 2019. O processo de inquérito a Luís Filipe Vieira, sabe O JOGO, vai ser conduzido pelo advogado Rui Bastos, por indicação do presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, José Pereira da Costa.