
Víctor Gómez
EPA
Lateral-direito está a realizar a melhor época da carreira e mostra-se mais influente no sistema de Vicens. Com liberdade para atacar, o lateral espanhol já bateu o recorde de golos da carreira, está a uma assistência de igualar o melhor registo e caminha para o máximo de jogos numa temporada (45).
Víctor Gómez está a realizar a melhor época da carreira. Os números deixam isso claro e as exibições confirmam o grande momento que está a atravessar. Apesar de ter apenas 25 anos, o lateral-direito espanhol já tem um histórico assinalável, tanto na primeira divisão espanhola como no escalão principal do futebol português, sempre com números muito relevantes, o que valoriza ainda mais os dados que apresenta esta época. Isto numa altura em que cumpre a quarta temporada ao serviço do Braga, clube que já representou em 152 jogos, estando, por isso, a duas presenças de entrar na lista de 50 jogadores mais utilizados de sempre dos arsenalistas.
A caminhada é longa, mas, para já, o defesa espanhol já bateu o recorde de golos numa temporada, tendo chegado aos três, com a curiosidade de terem sido todos marcados de cabeça, contra o Lincoln Red Imps (Liga Europa), FC Porto (campeonato) e Nacional (Taça de Portugal).
A produção ofensiva reflete-se ainda em matéria de assistências. Nesse capítulo, Gómez tem estado particularmente ativo, sobretudo nas semanas mais recentes, contabilizando quatro assistências nos últimos quatro jogos. As duas mais frescas aconteceram na última jornada, em Famalicão, num jogo em que Víctor Gómez acabou por ser decisivo para a vitória (2-1) com passes para os golos de Ricardo Horta e Pau Víctor. Desta forma, ficou a uma assistência do melhor registo da carreira, alcançado em duas ocasiões, primeiro no Málaga, em 2022/23, e na época seguinte, ao serviço do Braga.
Com liberdade para atacar no 3x4x3 preferido de Vicens, o antigo internacional sub-21 espanhol soma 25 jogos na presente época e tem todas as condições para bater o máximo de presenças alcançado na carreira, verificado em 2023/24, em que chegou aos 45 jogos. Pelo momento que atravessa, e até porque o treinador não prescinde dele, tem margem pela frente para pulverizar todos os recordes.
Leia também Arne Slot e o "caso Salah": "Este tipo de situações afetam o resto do plantel"
Ricardo Horta e um jogo especial
Ricardo Horta vai chegar na quinta-feira aos 450 jogos pelo Braga. O capitão dos arsenalistas é o jogador mais utilizado de sempre pelos guerreiros, tendo superado José Maria Azevedo, que atingiu a marca de 409 partidas pelo clube. Matheus Magalhães, atualmente nos sérvios do Estrela Vermelha, fecha o pódio, com 372 jogos. Na presente temporada, o internacional português soma 24 jogos, coroados com dez golos e cinco assistências. Nas últimas cinco partidas, marcou cinco golos, contra o Nacional (dois), Moreirense, Arouca e Famalicão.
Zalazar cumpre castigo
Zalazar é a grande baixa para o jogo de amanhã, em Nice. O internacional uruguaio foi expulso com cartão vermelho direto contra o Rangers, na Escócia, e cumpre o primeiro de dois jogos de castigo na UEFA, falhando ainda o confronto com o Nottingham, a 22 de janeiro. O médio encostou a cabeça em Raskin, tendo o árbitro considerado o gesto como agressão.
Árbitro georgiano estará em Nice
O georgiano Giorgi Kruashvili vai arbitrar o jogo Nice-Braga. Internacional desde 2015, apitará pela terceira vez um encontro da equipa minhota: em 2020/21, na fase de grupos da Liga Europa, os guerreiros venceram (2-1) fora o Zorya, e, na segunda ocasião, na terceira pré-eliminatória da mesma prova, os arsenalistas empataram (0-0), em casa, com o Servette.

