Vertonghen no Benfica muda paradigma: "Estará à altura das grandes expectativas"
Desde 2002, com o regresso de Hélder, que as águias não reforçavam o eixo da defesa com um trintão. Ricardo e Mozer são mais exemplos a seguir
Corpo do artigo
Garantido como reforço, Vertonghen cumpriu na quinta-feira os exames médicos no Hospital da Luz e será apresentado em breve como jogador do Benfica para os próximos três anos, tendo as águias vencido a corrida de clubes como Roma, Inter ou Fiorentina.
"O Benfica fez a escolha certa. É uma escolha natural na sequência de uma grande carreira"
O internacional belga vai dar início à sua aventura de águia ao peito com 33 anos e a sua contratação representa uma mudança de paradigma em relação à política de reforços para o eixo defensivo. Contrariamente à norma dos últimos anos, onde a aposta tem recaído em jovens para compor esse sector específico, os encarnados optaram, agora, por recorrer aos serviços de um trintão, algo que não se via desde a época 2002/2003.
Na altura, o Benfica promoveu o regresso de Hélder à Luz aos 31 anos. Este, tal como Vertonghen, chegou livre após terminar contrato com o Corunha e disputou 48 jogos em duas épocas antes de se transferir para o PSG. Alargando a contabilidade aos últimos 30 anos encontram-se mais dois casos que chegaram para dar peso e experiência à defesa encarnada: Mozer (31 anos) chegou em 1992/1993 e Ricardo Gomes (30) em 1995/1996. Ambos tiveram o estatuto de titulares indiscutíveis durante as suas segundas passagens pelo emblema lisboeta.
A chegada de Vertonghen, "choca", assim com as promoções de Rúben Dias, Ferro ou Lindelof da equipa B para a principal ou com as aquisições de centrais jovens a quem os encarnados apontaram margem de progressão, como os casos recentes de Morato (18) e Kalaica (18) ou, mais longínquos, de referências como Luisão (22), David Luiz (20) ou Garay (24).
Peça importante da atual geração dourada da seleção da Bélgica, o ex-Tottenham será o quarto jogador desse país a representar o Benfica - após Svilar, Witsel e Preud"Homme - e a transferência para a Luz é encarada como um casamento perfeito.
Vertonghen será o quarto belga a representar o Benfica
"Acredito que os adeptos belgas fiquem felizes por ver um jogador da seleção num grande clube. A defesa do Benfica vai ficar muito mais forte. O Vertonghen tem muita qualidade, é um líder e é dono de uma grande personalidade. O Benfica fez a escolha certa. É uma escolha natural na sequência de uma grande carreira. Em Lisboa poderá ganhar títulos", garantiu o compatriota Filip de Wilde, antigo guardião do Sporting, a O JOGO, e treinador de guarda-redes dos sub-21 do seu país.
Este também assegurou que Vertonghen se adaptará facilmente à nova realidade. "Lisboa tem uma ótima qualidade de vida. Penso que esse foi um factor importante para o Vertonghen. Certamente que se adaptará com facilidade à nova realidade e que estará à altura das grandes expectativas dos adeptos e da Direção", disse.