Vencer a Taça da Liga é via rápida para recorde de Sérgio Conceição no FC Porto
Conceição já atingiu por duas vezes a final da prova mais jovem do calendário nacional com os dragões. A desta época joga-se a 28 de janeiro e nem o arranque em período de Mundial o faz desvalorizá-la.
Corpo do artigo
A par de Artur Jorge no topo do ranking de treinadores com mais títulos conquistados na história do FC Porto (oito), Sérgio Conceição tem na Taça da Liga, que começa a disputar na sexta-feira, a via mais rápida para deixar definitivamente para trás o "Rei Artur".
Quebrar o enguiço do clube na Taça da Liga fará de Sérgio Conceição o treinador mais titulado da história portista
Com a definição do campeonato e da Taça de Portugal apontada apenas para maio, a prova mais jovem do calendário nacional, que tem a final prevista para 28 de janeiro, perspetiva-se como uma boa oportunidade para resolver já este assunto, acabando também com o enguiço dos dragões numa competição que lhes escapa teimosamente desde a temporada em que foi criada (2007/08).
De resto, nem a realização da fase de grupos num período em que vários jogadores estão no Mundial o faz desvalorizá-la, tendo até aproveitado a última intervenção pública, no final do dérbi com o Boavista, para deixar um aviso claro sobre as intenções dos dragões. "Queremos chegar o mais longe possível na Taça da Liga e isso passa por vencer definitivamente essa taça", afirmou Conceição.
Há sensivelmente um ano, antes da eliminação mais precoce que sofreu pelo FC Porto (fase de grupos), Sérgio Conceição assumiu o desejo de ser o primeiro a "oferecer ao presidente", Pinto da Costa, a Taça da Liga. O treinador de 47 anos havia estado muito perto de o conseguir nas épocas de 2018/19 e 2019/20, mas acabou por ser derrotado na final por Sporting e Braga, respetivamente. Desaires com uma forte carga emocional, uma vez que o primeiro surgiu no desempate por grandes penalidades e o segundo no derradeiro minuto do período de compensação do encontro - nas outras duas participações pelos azuis e brancos (2017/18 e 2020/21) ficou-se pelas meias-finais.
Concretizando o desejo de ganhar a Taça da Liga, este será o nono troféu da carreira do técnico pelo FC Porto, todos eles a nível interno. A diferença dos oito que tem atualmente para os que Artur Jorge conquistou, aliás, está precisamente aí, já que o treinador que teve duas passagens pelo clube na década de 1980 alcançou a glória nas competições europeias (Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1987). Os tempos, contudo, são outros, levando o clube a olhar mais para dentro. E aí Conceição pouco tem falhado.
Um campeão no grupo à custa dos "vilões" de 2020
Vencer a Taça da Liga pode ser estranho para o FC Porto, mas não para Galeno. O extremo é o único elemento do plantel com uma no currículo, conquistada à custa dos dragões. Foi na época de 2019/20, quando os portistas perderam com o Braga, na Pedreira, por 1-0. O brasileiro alinhou 50", num jogo em que David Carmo, também nos arsenalistas, não chegou a ir ao banco.