Ex-Estoril é o reforço com menos minutos esta época. Taça da Liga é ocasião para reconquistar confiança de Conceição.
Corpo do artigo
Contratado com o objetivo de desempenhar um papel semelhante ao de Fábio Vieira em 2021/22 com o tempo, André Franco espera que a introdução da Taça da Liga no calendário do FC Porto lhe permita sair da sombra que o esconde desde meados de setembro.
O médio de 24 anos gozou de algumas oportunidades durante aquele mês, aproveitando a ausência de Otávio para fazer um golo (Chaves) e estrear-se a titular pelos dragões na visita ao ex-clube (Estoril), mas pagou alguma irregularidade da equipa nessa fase da temporada com a queda das opções de Sérgio Conceição.
Por isso, chega a esta interrupção do campeonato como o reforço de campo com menos minutos (107), só à frente de Samuel Portugal, que é o terceiro da hierarquia para uma posição em que Diogo Costa (I Liga e Liga dos Campeões) e Cláudio Ramos (Taça de Portugal) consomem todo o tempo de jogo.
A posição em que Franco se encontrou, porém, está longe de ser uma novidade para quem chegou ao clube com Sérgio Conceição como treinador. A exigência é diária e praticamente todos os reforços levam tempo até se adaptarem a esta realidade, bem como aos níveis físicos que a equipa técnica considera necessários atingir para se poder ser uma opção regular. O jogador formado no Sporting parecia estar a acelerar esse processo, mas uma entorse no tornozelo esquerdo pouco antes do arranque da participação dos azuis e brancos na Taça de Portugal, com o Anadia, impediu-o de reconquistar a confiança de Conceição.
Seja como for, no Dragão continua a reconhecer-se potencial de crescimento a André Franco, que concluiu a última época como o médio com mais golos marcados no campeonato. Foram 11 em 33 jornadas, a que acrescentou mais quatro assistências. Números que o colocaram no radar de alguns emblemas estrangeiros e que fizeram os dragões investir quatro milhões de euros para o contratar. A Taça da Liga pode ser um bom palco para começar a pagar essa aposta.