Equipa de Rui Vitória está em branco em golos de cantos e livres, registo inferior aos dois do Sporting, cinco do Braga e... oito do FC Porto.
Corpo do artigo
Em 2018/19, Belenenses, Chaves e Rio Ave são as equipas que, a seguir às águias, menor rendimento apresentam, com um golo neste tipo de jogadas. Em 2017/18, o clube da Luz tinha nesta altura cinco golos. Passaram-se já 21 partidas desde o último tento dos encarnados nestes lances. O último, de Rúben Dias, foi a 10 de março, com o Aves, à 26.ª jornada de 2017/18.
O pontapé certeiro de Jonas da marca dos 11 metros ante o Marítimo permitiu ao Benfica acabar com o enguiço nas grandes penalidades na Liga, num jogo no qual o emblema orientado por Rui Vitória não conseguiu, porém, quebrar o jejum de golos no que diz respeito aos restantes lances de bola parada, que implicam maior trabalho e ensaio.
Além das 13 partidas desta época em branco nos livres e cantos, somam-se mais oito da época transata.
Aliás, o conjunto encarnado é mesmo o único em 13 jornadas disputadas até ao momento no campeonato que continua em branco na obtenção de tentos na sequência de livres diretos ou indiretos e de cantos.
A zeros em 2018/19, a equipa de Rui Vitória não marca de bola parada na Liga, à exceção de penálti, há 21 jogos. O último golo neste tipo de lances foi marcado por Rúben Dias ante o Aves, na sequência de um canto, a 10 de março, na 26.ª jornada de 2017/18. Ou seja, além das 13 partidas desta época somam-se mais oito da época transata.
Entre as 18 equipas da competição, Belenenses, Chaves e Rio Ave são aquelas que apresentam, a seguir ao Benfica, menor rendimento nas bolas paradas, tendo apenas um golo. E olhando aos candidatos ao título, as águias ficam bem longe, sobretudo, de FC Porto e Braga. Se o Sporting apresenta dois golos (um de livre indireto e outro de livre direto, este obtido no domingo, por Mathieu, contra o Nacional), os arsenalistas têm cinco, enquanto o campeão já vai com... oito. O emblema azul e branco faturou quatro vezes de canto, somando mais três golos em livres indiretos e um de livre direto.
Com 25 golos em 13 jornadas, o Benfica apresenta registos bem inferiores a período idêntico na temporada passada. Isto porque à 13.ª jornada de 2017/18, a turma encarnada tinha já cinco golos na sequência de lances ensaiados (dois de canto e três de livre indireto), produção idêntica ao FC Porto e apenas um atrás de Sporting e Braga - o conjunto de Rui Vitória acabou o ano com 14 golos nestas jogadas, nove na sequência de cantos.
Agora em branco em lances de bola parada à 13.ª jornada, o Benfica apresenta um rendimento negativo que não se verificou com nenhuma equipa em 2017/18, já que todas tinham pelo menos dois golos.
Liga dos Campeões como exceção
A zeros nos lances de laboratório no campeonato, o Benfica tem a Liga dos Campeões como caso de exceção, pois marcou nesta competição por duas vezes de bola parada: uma de canto e outra de livre direto. O último aconteceu precisamente na despedida da Champions de 2018/19, com Grimaldo a oferecer o triunfo na cobrança de um livre de fora da área, de pé esquerdo. O primeiro foi já a 29 de agosto, em Salónica, no triunfo por 4-1 sobre o PAOK, no play-off de acesso à prova, com Jardel a marcar na sequência de um canto batido por Pizzi.