Treinador do Arouca garante equipa imune a polémicas
Corpo do artigo
O treinador do Arouca assegurou hoje que a polémica em torno do eventual adiamento do encontro com o FC Porto, para segunda-feira, da sétima jornada da I Liga de futebol, "não afetou" a preparação da sua equipa.
"O foco é exclusivamente no jogo. Tudo aquilo que foi acessório não nos afetou e ninguém se vai lembrar quando entrarmos em campo. Se competirmos desde o primeiro ao último segundo, temos condições para podermos disputar o resultado", disse Vasco Seabra, na conferência de imprensa de antevisão ao desafio.
Seabra explicou que, desde que o encontro foi confirmado para segunda-feira, o plano de treinos e folgas foi ajustado de modo a garantir o melhor rendimento do plantel.
"Nunca tivemos a questão de não jogar no dia agendado. Fizemos os nossos planos semanais para que os jogadores chegassem ao dia de jogo absolutamente preparados. Nem sequer houve conversas em relação a esse tema", garantiu.
O treinador do Arouca reconheceu que a equipa terá de lidar com as dificuldades impostas pela pressão alta do adversário, mas mostrou confiança na capacidade de resposta da equipa.
"Sabemos que vai ser uma equipa muito forte na pressão, em termos físicos e no controlo individual. Temos que competir a sério, tanto com bola como sem bola, e ser agressivos para chegar à baliza do FC Porto", observou.
Apesar de considerar o modelo dos "dragões" "difícil de anular", Vasco Seabra sublinhou que a equipa arouquense deve centrar-se sobretudo em si própria, confiando na qualidade e na identidade de jogo.
"Temos jogadores com qualidade, com uma ideia muito vincada. A vitória no último jogo deu-nos segurança daquilo que somos capazes de fazer e mostrou que, mesmo em momentos difíceis, conseguimos manter a estabilidade emocional", frisou.
Questionado sobre as queixas do FC Porto relativamente ao calendário, Seabra mostrou compreensão, mas preferiu distanciar-se.
"Compreendo as dores de toda a gente. Mas, independentemente das queixas do adversário, nós estamos sempre muito focados naquilo que é a nossa preparação", afirmou.
Questionado se o Arouca pode tirar partido do desgaste físico e psicológico do intenso ciclo de jogos dos azuis e brancos, o técnico do conjunto da serra da Freita foi pragmático.
"O FC Porto tem um plantel recheado de valor e quase todos outra vez disponíveis. Não vejo o treinador adversário agarrar-se a qualquer tipo de argumento ou desculpa que possa acontecer. Nós sabemos que vamos ter pela frente um FC Porto muito difícil de bater", disse.
Confrontado com o facto de os "dragões" terem apenas um golo sofrido neste arranque de campeonato, Vasco Seabra mostrou confiança nas capacidades da sua equipa em aumentar esses números.
"Também temos vários argumentos para conseguirmos ferir a baliza do Porto. Temos que estar muito ligados ao jogo, muito capazes, e no momento de ganhar a bola ficarmos com ela e olharmos para a baliza do FC Porto com vontade de atacar", disse.
No capítulo das opções, o técnico confirmou a ausência do lesionado Mateo Flores, além do castigado José Fontán.
O Arouca, nono classificado, com oito pontos, recebe na segunda-feira o líder do campeonato, FC Porto, com 18, numa partida agendada para as 20h00, que terá arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.