Declarações do treinador do Santa Clara no final do jogo frente ao FC Porto (1-1), da 19.ª jornada da I Liga, disputado ete domingo no Estádio do Dragão, no Porto
Corpo do artigo
Vasco Matos (treinador do Santa Clara): “Olhamos para o nosso trajeto de forma elogiosa. Sabemos bem de onde vimos. Sabemos a dificuldade deste campeonato. Isso ainda reforça mais aquilo que é o nosso trabalho e as nossas conquistas. Dá-nos um orgulho imenso.
Sabíamos que íamos defrontar um adversário frio. A equipa, obviamente, tinha de dar uma grande resposta. E a minha equipa fez, mais uma vez, um grande jogo. Estamos muito felizes, excelente trabalho e agora resta-nos continuar, de uma forma equilibrada, sustentada. Foi isso que nos propusemos. Sem perder os nossos valores e identidade.
O Calila já tinha apresentado alguma fadiga durante a semana e sentimos que naquela altura não estávamos a conseguir controlar a largura como queríamos e desejávamos. Por isso a alteração.
Estrategicamente, tínhamos montado uma ideia de dar alguma saída de bola ao FC Porto por um determinado lado. E não saltar à pressão nesse momento. Deixar o portador de bola conduzir e só depois começarmos a fechar linhas de passe. Sabíamos que o FC Porto tinha a capacidade de nos empurrar, que ia entrar com muita força no jogo e nós tínhamos que saber lidar com isso. Controlar a largura, ter coberturas próximas.
Depois, com bola, a nossa ideia era atirar a bola para o lado contrário porque assim conseguíamos tirar vantagem disso. Na primeira parte conseguimos fazer algumas vezes, na segunda já tivemos mais dificuldade. A minha equipa fez a abordagem de uma forma muito positiva”.