Além de ser o treinador com maior percentagem de vitórias do clube açoriano, tem tudo para fazer a melhor pontuação de sempre no principal escalão. Depois de conquistar a segunda divisão, já garantiu a melhor primeira volta na I Liga e apenas precisa de oito pontos para assinar novo máximo.
Corpo do artigo
Vasco Matos é uma das figuras do campeonato e continua a fazer história no Santa Clara. Na segunda época no clube, depois de garantir a subida à I Liga, é o treinador com maior percentagem de vitórias no clube, com 37 triunfos em 66 jogos - 56%.
Contabilizados apenas os treinadores que fizeram, pelo menos, cinco jogos à frente da equipa de Ponta Delgada, Vasco Matos está, inclusive, à frente de figuras históricas do clube, concretamente Manuel Fernandes, Vítor Pereira, Paulo Sérgio, João Henriques e Daniel Ramos. Este último levou a equipa pela primeira vez às provas europeias, em 2021.
O treinador de 44 anos está a dar seguimento à grande temporada de 2023/24, coroada com o título de campeão da II Liga. Nesta época, já deixou marca ao conseguir a melhor primeira volta de sempre na história do clube, com 31 pontos em 17 jogos, e pode ainda garantir o máximo de pontuação, que remonta aos 46 pontos de 2020/21 - faltam oito para superar esse registo.
Um trabalho que tem sido reconhecido além-fronteiras e que esteve na origem do convite para treinar o Botafogo, campeão brasileiro e vencedor da Taça Libertadores. No entanto, a transferência não foi para a frente, por falta de habilitações para treinar nas competições organizadas pela CONMEBOL. Agradeceram os adeptos do Santa Clara, que continuam com o treinador que tem escrito páginas bonitas e históricas, e responderam os dirigentes do clube açoriano com a renovação do contrato até junho de 2027.